O estilo de corrida agressivo de Max Verstappen voltou a gerar controvérsia no Grande Prémio do México de 2024, onde recebeu duas penalizações de 10 segundos por incidentes com Lando Norris da McLaren. O diretor da Red Bull, Christian Horner, argumentou desde então que as penalizações foram excessivamente severas e destacou a complexidade em evolução das regras de ultrapassagem da F1.
Os incidentes ocorreram na volta 10, quando Norris, ajudado pelo DRS, fez uma ousada tentativa de ultrapassar Verstappen pelo lado de fora da Curva 4. A manobra defensiva de Verstappen forçou Norris a sair da pista e a ir para a relva, uma ação que rendeu ao piloto da Red Bull a sua primeira penalização. Poucos momentos depois, os dois colidiram novamente na Curva 7, onde Verstappen empurrou Norris para fora da estrada pela segunda vez, resultando em uma segunda penalização.
Horner, utilizando dados de GPS e telemetria, argumentou que a abordagem de Norris à Curva 4 foi demasiado ambiciosa, citando que Norris entrou na curva a 15 km/h mais rápido do que a sua volta mais rápida. “Na volta com o incidente, Lando travou mais tarde e a uma velocidade superior à sua volta mais rápida, com cerca de 80kg a mais de combustível no carro,” observou Horner. “Ele não teria conseguido fazer a curva; pode-se ver pelos seus inputs de direção que ele estava demasiado comprometido.”
Horner expressou preocupação com as regras de ultrapassagem da F1, afirmando que agora encorajam os pilotos a simplesmente colocar o seu carro à frente na tangente, esperando espaço na saída em vez de completar uma ultrapassagem limpa. “Estamos em perigo de inverter as leis de ultrapassagem,” alertou. “A linha interior controla tradicionalmente a curva. Esse princípio está a mudar, e isso arrisca complicar excessivamente as corridas.”
Enquanto Horner defendeu as ações de Verstappen na Curva 4, ele admitiu que o incidente na Curva 7 foi uma decisão mais difícil, dizendo: “Max estava provavelmente à espera que Lando cedesse o lugar, mas Lando manteve-se firme, levando ambos a sair da pista. Uma penalização lá é compreensível.”
À medida que a luta pelo título entre Verstappen e Norris se intensifica, Horner sugere que a FIA deve considerar simplificar as regras de ultrapassagem. “As corridas sempre foram sobre posicionamento, mas tornaram-se mais sobre criar oportunidades para reivindicar espaço do que ultrapassagens genuínas,” concluiu.