Antes do Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1 de 2024, foram feitas alterações significativas no Circuito das Américas (COTA) em Austin, Texas, para resolver problemas recorrentes com os limites da pista e a superfície irregular. Estas modificações surgem após crescentes preocupações por parte das equipas e dos pilotos relativamente à dificuldade de controlar os limites da pista num circuito de alta velocidade, que apresenta grandes áreas de escape em asfalto.

Em 2023, as violações dos limites da pista em COTA foram um tema importante de discussão, com a Haas a ter um pedido de revisão notavelmente rejeitado pela FIA, após alegar que vários rivais tinham violado os limites da pista na Curva 6. A FIA reconheceu os desafios e indicou que eram necessárias soluções antes do início da temporada de 2024.

A alteração mais notável é o estreitamento das bordas de asfalto nas Curvas 6, 13, 14 e 15 em 1,5 metros, com relva a substituir o asfalto. Esta modificação tem como objetivo desencorajar os pilotos de ultrapassarem os limites da pista, uma vez que a relva aumenta o risco de perda de controlo. Além disso, novas câmaras foram instaladas para ajudar os Comissários de Corrida da FIA a monitorizar melhor as violações dos limites da pista.

As alterações na COTA também têm em conta a sua natureza de dupla utilização, uma vez que o circuito acolhe eventos de Fórmula 1 e MotoGP. Isto requer um equilíbrio delicado, uma vez que as motos de MotoGP necessitam de diferentes medidas de segurança em comparação com os carros de F1. O promotor Bobby Epstein reconheceu este desafio, observando que “não se pode ter ambos” o cascalho e o asfalto nas mesmas áreas sem comprometer a segurança de uma das categorias.

Seguindo o exemplo de outros circuitos como o Red Bull Ring na Áustria e Zandvoort nos Países Baixos, o COTA introduziu uma armadilha de cascalho com resina na Curva 11, substituindo a borda de ‘turtle bump’. Esta armadilha de cascalho é projetada para desencorajar violações dos limites da pista, ao mesmo tempo que proporciona condições mais seguras para a MotoGP, uma vez que a resina impede que o cascalho solto se espalhe, uma consideração essencial para corridas de duas rodas.

Outra melhoria significativa foca na resolução da superfície irregular do circuito do COTA, que recebeu duras críticas durante a temporada de F1 de 2023. Tanto Fernando Alonso como Max Verstappen expressaram preocupações, com o carro de Alonso a sofrer danos no fundo e Verstappen a considerar o circuito inadequado para a F1. Em resposta, partes da pista foram recapeadas, particularmente em áreas que não eram tocadas há mais de uma década. Epstein está otimista de que as mudanças serão bem recebidas, particularmente por Verstappen, dizendo: “Estou certo de que vamos ouvir: ‘Isto é como se fosse uma pista totalmente nova. É fantástico.’”

Estas atualizações, projetadas para garantir corridas mais justas e condições mais seguras tanto para a F1 como para a MotoGP, visam tornar o Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 no COTA um evento mais suave e competitivo para todos os envolvidos.