O Rally Japão começou de forma dramática, com Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta a sofrerem furos custosos na etapa inaugural, deixando as esperanças da Toyota no campeonato de construtores a pender por um fio. A Hyundai capitalizou as desventuras da Toyota, com Ott Tänak e Thierry Neuville a liderarem a carga na frente.


O Desastre Precoce de Ogier

A famosa etapa do túnel Isegami, a mais longa e uma das mais desafiadoras do calendário do Rally Japão, correspondeu à sua reputação. Ogier, o campeão defensor do Rally Japão, teve um furo logo no início da etapa, obrigando-o a parar e a perder mais de duas minutos enquanto o trocava.

“[Não tenho] ideia de como aconteceu,” disse Ogier de forma seca. “As primeiras curvas estavam muito escorregadias, e eu estava a subvirar.”

Este revés é um golpe severo para a Toyota, que já está a 15 pontos da Hyundai no campeonato de construtores, e ainda mais desanima as suas ambições de título, uma vez que os Hyundai i20 ocupam as duas primeiras posições.


Katsuta Agrava os Problemas da Toyota

Takamoto Katsuta, a correr em casa, também sofreu um furo na mesma etapa. Ao contrário de Ogier, optou por não parar, limitando a sua perda de tempo a um minuto, mas ainda assim perdeu posições valiosas. A sua abordagem cautelosa manteve-o na corrida, mas agravou o início problemático da Toyota.


Hyundai Dominante

A Hyundai aproveitou a oportunidade com Thierry Neuville e Ott Tänak a estabelecerem ritmos alucinantes. Neuville, apesar de uma confortável liderança no campeonato de pilotos, esforçou-se para conquistar a vitória na etapa por 1,2 segundos sobre Tänak. Esta performance inesperada sublinha a intenção da Hyundai de garantir ambos os títulos, uma vez que atualmente ocupa as duas primeiras posições.

Elfyn Evans, a melhor esperança da Toyota para controlar os danos, terminou como o terceiro mais rápido, a 5,0 segundos de Neuville.


Dificuldades no Meio do Pelotão

Atrás dos líderes, reinou o caos. O líder da noite, Adrien Fourmaux, enfrentou uma etapa de pesadelo, perdendo 46,9 segundos enquanto as condições escorregadias e as folhas na estrada causavam estragos.

“Havia muitas folhas na estrada,” explicou Fourmaux. “Os carros à frente estão a trazê-las, o que é normal, mas cada curva é realmente complicada.”

Gregoire Munster e Andreas Mikkelsen também falharam, com Munster a perder 4.5 segundos para Fourmaux e Mikkelsen a ultrapassar uma curva em condições lamacentas.

“Para garantir que chegas ao fim, tens de ir muito devagar,” disse Mikkelsen. “Estava cheio de lama, não foi fácil.”


Classificação Atual Após SS2

  1. Ott Tänak (Hyundai) – 22m44.8s
  2. Thierry Neuville (Hyundai) – +0.5s
  3. Elfyn Evans (Toyota) – +4.2s
  4. Adrien Fourmaux (M-Sport) – +45.2s
  5. Gregoire Munster (M-Sport) – +52.5s
  6. Andreas Mikkelsen (Skoda) – +56.9s


O Que Vem a Seguir?

A Toyota enfrenta uma batalha difícil para se recuperar do seu início desastroso, enquanto a Hyundai continua a ganhar impulso. Com Tänak, Neuville e Evans a distanciar-se do pelotão, a luta pela vitória parece estar destinada a ser uma disputa a três. Para a Toyota, o foco irá mudar para o controlo de danos e a salvaguarda das suas esperanças de campeonato num Rally Japão que promete ser imprevisível.