O Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) está a preparar-se para uma mudança sísmica, uma vez que a tecnologia híbrida—introduzida em 2022—deixará de fazer parte do futuro da série a partir de 2025. A Compact Dynamics, fornecedora de componentes híbridos para o WRC, confirmou a sua saída após o próximo Rali do Japão, marcando o fim de uma parceria de três anos.
A decisão de abandonar os híbridos resulta de uma votação eletrónica pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel, sinalizando uma nova direção para o campeonato enquanto se aproxima do final do seu atual ciclo de homologação em 2026.
“Compact Dynamics: Reflexões sobre a Era Híbrida”
O diretor-geral da Compact Dynamics, Johannes Kloetzl, expressou orgulho pelo papel da empresa na introdução da tecnologia híbrida no WRC, mas reconheceu os desafios que moldaram esta decisão.
“Começámos [em] 2022 com o objetivo de usar o nosso sistema híbrido para impulsionar o desenvolvimento de motores sustentáveis nas corridas,” disse Kloetzl. “Partilhamos a missão da FIA de tornar as corridas acessíveis e reconhecemos as preocupações económicas das equipas do WRC.”
Embora a Compact Dynamics tenha como objetivo avançar a sustentabilidade no desporto motorizado, Kloetzl enfatizou que a segurança continua a ser primordial.
“Ao mesmo tempo, nunca podemos priorizar a economia e a rentabilidade em detrimento da segurança dos condutores, das equipas e das pessoas não envolvidas.”
Ele concluiu agradecendo à comunidade do WRC pela sua cooperação e desejando sucesso à série no seu próximo capítulo.
“Porque a Era Híbrida Termina Cedo”
A iniciativa de tecnologia híbrida foi lançada em 2022 como parte de um impulso para um desporto motorizado mais sustentável. No entanto, enfrentou obstáculos económicos, com as equipas a lutarem para gerir o custo de integrar e manter sistemas híbridos.
A decisão de descontinuar os híbridos surge à medida que o WRC procura equilibrar a inovação tecnológica com a acessibilidade e a viabilidade económica. Esta mudança também reflete um debate mais amplo no desporto motorizado sobre o futuro da tecnologia de grupos motopropulsores e se os híbridos podem coexistir com o impulso em direção à eletrificação total ou a combustíveis alternativos.
“Rali do Japão: O Capítulo Final”
O Rali do Japão da próxima semana servirá como o evento final na era híbrida para o WRC e a Compact Dynamics. À medida que o pano se fecha sobre este capítulo, espera-se que a série trace um novo rumo, provavelmente focando em motores de combustão interna otimizados para combustíveis sustentáveis ou outras soluções de grupos motopropulsores economicamente viáveis.
“O Que Vem a Seguir para o WRC?”
Com os híbridos oficialmente fora de cena a partir de 2025, o WRC enfrenta um período crucial de transição. Embora a decisão tenha sido recebida com reações mistas, ela sublinha a tensão contínua entre sustentabilidade, gestão de custos e a manutenção da essência do rali.
Para a Compact Dynamics, o fim da sua passagem pelo WRC destaca os desafios de ser pioneiro na tecnologia híbrida num desporto exigente e sensível a custos. No entanto, as contribuições da empresa abriram caminho para inovações futuras nos sistemas de propulsão do automobilismo.
À medida que o WRC avança, todas as atenções estão voltadas para como o campeonato se irá redefinir para a era pós-híbrida, assegurando o seu legado como uma das séries de automobilismo mais emocionantes e inovadoras do mundo.