À medida que a final da NASCAR Cup Series de 2024 se aproxima, uma mudança sísmica está prestes a abalar o desporto: a Stewart Haas Racing (SHR), uma antiga potência na NASCAR, cessará operações após esta temporada. Os co-proprietários Tony Stewart e Gene Haas citaram problemas financeiros insuperáveis como a sua razão, com Stewart a reafirmar recentemente a sua decisão numa entrevista em podcast. Ele destacou o panorama de patrocínios em declínio, que o co-proprietário da 23XI Racing, Denny Hamlin, agora afirma ser um grande desafio que impacta todas as equipas.
Hamlin, comentando as declarações de Stewart, destacou as drásticas mudanças nos patrocínios que remodelaram a NASCAR na última década. “Naquela altura, há 10 ou 15 anos, as equipas tinham empresas da Fortune 500 na fila para patrocinar carros,” notou Hamlin. “Hoje, é uma história diferente. Agora estamos a ver muitos patrocinadores num só carro porque não conseguimos sustentar-nos sem múltiplas fontes.”
Hamlin explicou que a pressão financeira está a empurrar as equipas a lutar por cada dólar de patrocínio, muitas vezes levando à competição não apenas com outras equipas, mas até com a própria NASCAR. “É difícil para as equipas quando a NASCAR é a primeira a ligar para potenciais patrocinadores, pedindo-lhes que apoiem a liga em vez de carros individuais,” revelou Hamlin. “Esta competição simplesmente não é sustentável, razão pela qual tantos proprietários deixaram o desporto.”
As crescentes exigências dos proprietários de equipas por uma maior parte da receita televisiva culminaram em batalhas legais. O processo judicial em curso da 23XI Racing e da Front Row Motorsports desafia a estrutura financeira da NASCAR, buscando um apoio mais equitativo para as equipas. A frustração de Hamlin ecoa uma demanda mais ampla por reformas, à medida que as equipas enfrentam custos crescentes e opções de patrocínio em declínio.
A cessação da SHR sublinha a gravidade destas questões. Uma vez uma equipa vencedora de campeonatos, o iminente encerramento da SHR mostra quão severa se tornou a paisagem económica da NASCAR, mesmo para as operações mais bem-sucedidas. Com os insights de Hamlin a acrescentar combustível ao fogo, o modelo de patrocínio e partilha de receitas da NASCAR está sob escrutínio como nunca antes.
Hamlin e outros proprietários de equipas aguardam agora o desfecho do processo judicial entre a 23XI e a FRM, na esperança de que isso possa forçar a NASCAR a abordar os encargos financeiros que esmagam muitas equipas. As consequências do encerramento da SHR e este processo judicial crucial podem ser um ponto de viragem, remodelando o futuro dos patrocínios da NASCAR e da sustentabilidade dos proprietários.