Ott Tänak assumiu o controlo do Rali da Europa Central no domingo após um erro raro de Sébastien Ogier durante a fase de abertura, que também viu o novato da Toyota, Sami Pajari, capotar o seu GR Yaris Rally1 e desistir do evento.
O incidente com Ogier ocorreu quando ele travou a fundo no seu Toyota ao entrar numa curva fechada à esquerda, deslizando para um campo. Embora Ogier tenha conseguido recuperar a estrada e terminar a fase, o incidente custou-lhe 10 segundos e permitiu a Tänak assumir a liderança do rali por 1,9 segundos. Ogier agora está atrás do estónio à medida que a batalha se intensifica no último dia da penúltima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA.
Para Pajari, as consequências foram muito mais severas. O novato perdeu o controlo ao entrar numa curva rápida à esquerda, saindo da pista e caindo numa valeta antes de capotar o seu carro. Felizmente, o Toyota aterrou de volta sobre as rodas, e Pajari e o seu co-piloto saíram ilesos. No entanto, o acidente forçou Pajari a desistir do rali.
Refletindo sobre o incidente, Pajari admitiu que foi um erro inesperado e frustrante. “Fomos longe demais na curva, por isso acho que foi simplesmente um pouco rápido demais,” disse ele. “É uma grande pena, e lamento muito pela equipa. Não tivemos erros reais antes disto, por isso foi uma grande surpresa.”
Apesar de ter utilizado uma estratégia de pneus de crossover, Pajari descartou a escolha dos pneus como causa, acrescentando: “Tive subviragem, mas era o pneu macio desse lado, por isso mesmo isso não faz sentido.”
Fourmaux Brilha, Cascalho Solto Causa Caos
Adrien Fourmaux, que regressou à ação após a sua desistência no sábado, aproveitou as condições de estrada mais limpas para registar o tempo mais rápido na etapa de abertura. O piloto da M-Sport superou Elfyn Evans da Toyota por 2,2 segundos, com Takamoto Katsuta a completar o pódio.
O cascalho e os detritos no teste de Am Hochwald foram pontos-chave de discussão, com os pilotos a relatarem dificuldades de aderência. Thierry Neuville, que ainda se agarra a uma slim possibilidade de conquistar o campeonato de pilotos este fim de semana, jogou com cautela, receoso das condições da estrada. Apesar de ser o quarto mais rápido, a apenas 0,2 segundos de Tänak, Neuville expressou preocupações sobre a quantidade de detritos na estrada.
“Muitas surpresas. Tivemos um grande deslize imediatamente porque estava cheio de cascalho,” disse Neuville. “Mesmo perto do final, todos os anti-cortes de alguma forma se moveram, e alguns foram até removidos. A estrada está suja.”
A Pneu Furado de Mikkelsen Agrava os Problemas da Hyundai
Para agravar os problemas da Hyundai, Andreas Mikkelsen sofreu um furo no seu i20 N Rally1, perdendo quase dois minutos enquanto parava para trocar o pneu dianteiro-esquerdo. O norueguês estava visivelmente frustrado após descobrir um pequeno corte no pneu, exclamando: “S***.”
Com Tänak agora na liderança e Ogier em perseguição, o cenário está montado para um emocionante dia final do Rally da Europa Central. Enquanto Neuville e Tänak lutam para manter vivas as suas esperanças de campeonato, Ogier estará a esforçar-se para recuperar a sua vantagem e compensar o erro anterior.