A DS Penske revelou o seu ousado novo concorrente para a 11ª temporada do campeonato FIA Formula E, o DS E-TENSE FE25, um carro que a equipa acredita ser a sua arma secreta na altamente competitiva série totalmente elétrica. Com uma impressionante pintura em preto profundo acentuada por riscas douradas, o carro não só tem um aspeto feroz, como também vem equipado com um novo sistema de propulsão desenvolvido internamente pela DS Performance, enquanto a equipa procura reavivar as suas aspirações ao título.

“Uma Década de Excelência na Formula E”

O Diretor da DS Performance, Eugenio Franzetti, sublinhou a importância desta temporada para a equipa, pois marca o seu 10º ano na Formula E. Desde a sua entrada no desporto em 2015, a DS Automobiles acumulou um impressionante palmarés, com quatro títulos de campeã, 16 vitórias, 51 pódios e 24 pole positions. Apesar deste legado, a parceria entre a DS e a Penske, que começou no início da era GEN3, ainda não correspondeu às expectativas, com apenas uma vitória nos últimos dois anos, graças a Jean-Eric Vergne na Temporada 9.

Franzetti está confiante de que o DS E-TENSE FE25 dará à equipa o impulso necessário: “Hoje, estou particularmente orgulhoso do imenso trabalho realizado pelos nossos engenheiros e mecânicos ao longo dos últimos dois anos. O DS E-TENSE FE25 será um enorme trunfo para nós, para levar a DS Penske a grandes sucessos.”

“Novos Rostos e Confiança Renovada”

Com Max Günther a juntar-se à Vergne após a sua mudança da Maserati MSG Racing, a DS Penske espera que a nova formação de pilotos traga a consistência e o sucesso tão necessários. A chegada de Phil Charles, o Vice-Presidente da Equipa e mente técnica da equipa, também injetou novas esperanças. Tendo-se juntado à DS Penske vindo da Jaguar TCS Racing no início de 2024, Charles tem sido fundamental na definição da abordagem da equipa para esta temporada.

Falando antes da temporada, Charles destacou o impacto do Attack Charge, uma nova funcionalidade de paragem nas boxes que permite às equipas realizar cargas rápidas durante as corridas, acrescentando um elemento estratégico à competição. “Estratégicamente, é muito interessante,” disse Charles. “Obviamente, temos feito os nossos trabalhos de casa, analisando a forma como a temperatura entra na bateria e como gerir da melhor forma a carga rápida durante as corridas.”

Charles manteve grande parte da estratégia da equipa em segredo, mas insinuou a importância crítica de se adaptar rapidamente: “Por muito que se faça simulação, tenta-se construir a melhor compreensão possível. Mas quando se trata de corridas reais, há sempre uma curva de aprendizagem.”

“O Caminho à Frente”

Com o início da 11ª temporada da Fórmula E, a DS Penske pretende inverter o seu decepcionante debut na GEN3 e lutar pelos títulos de pilotos e construtores. Com o DS E-TENSE FE25, um novo sistema de propulsão, e um foco estratégico em aproveitar a tecnologia de carregamento rápido, a equipa acredita que finalmente está pronta para competir pelos principais prémios.

O primeiro teste dessas ambições ocorrerá no próximo mês no teste de Valência, onde as equipas terão o seu primeiro vislumbre das novas estratégias da temporada, com a DS Penske a visar provar que a sua nova máquina pode cumprir as suas promessas.