Miguel Oliveira mudou-se para a RNF no MotoGP em 2023, que foi a primeira equipa satélite da Aprilia na história. A equipa teve um ano difícil, com problemas dentro e fora das pistas, e deu lugar à Trackhouse Racing este ano – onde o piloto permaneceu e até recebeu finalmente uma moto idêntica à da equipa de fábrica da Aprilia. Porém, os resultados estão longe dos pretendidos quando iniciou a ligação à fábrica italiana.

A MOW Mag questionou o português sobre o que não correu bem com o construtor de Noale, ao que o #88 retorquiu: ‘Não é fácil identificar um motivo, é difícil atribuir tudo a um único componente. Cheguei à Aprilia com muitas expectativas porque o meu objetivo era sair-me bem e depois ir para a equipa de fábrica. Foi uma situação delicada, porque pela primeira vez a Aprilia viu-se a fornecer motos a uma equipa cliente, e como estrutura no início eles ainda não estavam preparados para o fazer. Depois, faltou-me um bocado a RS-GP 23, que só testei em Misano em algumas sequências de voltas na segunda-feira do teste do ano passado. Tive um bom tempo, era mais completa’.

Este ano, com a Trackhouse Racing, Oliveira passou da RS-GP de 2022 para a versão mais recente, admitindo que a mudança de moto e da construção do pneu criaram dificuldades: ‘O passo da moto foi muito significativo, também porque entretanto houve uma mudança na carcaça do pneu. Juntando todos estes fatores, os resultados não foram os melhores’.

Para «Falcão», o objetivo era estar em igualdade de condições com os pilotos de fábrica da Aprilia, mas reconheceu que nunca teve tal grau de investimento por parte do construtor: ‘O meu objetivo sempre foi ter o material dos pilotos oficiais. No ano passado, quando o Aleix [Espargaró] e o Maverick [Viñales] estavam com dificuldades, eu tive ainda mais dificuldades porque não existiam muitas pessoas na equipa a olhar para mim e a dizer-me onde podíamos melhorar. Se tens uma equipa dedicada aos dois pilotos de fábrica, que na primeira parte da época têm necessariamente de obter resultados, tudo o resto escala nas prioridades. Eu nunca fui a prioridade da Aprilia. Essa é a questão, mas compreendo’.