Num dos momentos mais contenciosos da história moderna da Fórmula 1, o Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021 viu Lewis Hamilton aparentemente a caminho de conquistar um inédito oitavo campeonato do mundo. Mas uma decisão fatídica do então diretor de corrida Michael Masi alterou a trajetória da história da F1, entregando o título a Max Verstappen numa impressionante disputa na última volta. Agora, o ex-principal da equipa Haas, Gunther Steiner, reavivou o debate, afirmando que toda a confusão poderia ter sido evitada sob a orientação de um diretor de corrida diferente.
Steiner, nunca hesitante em fazer comentários diretos, colocou a culpa diretamente nas mãos de Masi, afirmando que a decisão controversa de permitir que apenas um número selecto de carros lapidados se deslapidassem influenciou diretamente o resultado. Segundo Steiner, se o antigo diretor de corrida Charlie Whiting ainda estivesse à frente, Hamilton teria assegurado o seu oitavo título sem a sombra da controvérsia a pairar sobre ele.
“Um Show de Regulamentação de Proporções Bíblicas”
Steiner não poupou palavras ao descrever a natureza caótica daquela última volta. “Onde quer que as tuas lealdades estejam (e sim, concordo, foi um entretenimento incrível), do ponto de vista das regulamentações, foi um show de regulamentação de proporções bíblicas,” exclamou. Para Steiner, a corrida destacou o que ele vê como uma falha crítica na forma como Masi lidou com a situação do carro de segurança após o acidente de Nicholas Latifi.
O momento que lançou a Fórmula 1 numa frenesi global foi a decisão controversa de Masi de permitir que apenas os carros lapidados entre Hamilton e Verstappen se deslapidassem, criando um shootout de uma volta que favoreceu dramaticamente Verstappen, que tinha a vantagem de pneus mais frescos. Foi uma decisão que deixou os fãs divididos e a Mercedes furiosa.
Steiner é categórico ao afirmar que Charlie Whiting, o muito respeitado ex-diretor de corrida que faleceu em 2019, teria lidado com a situação com muito menos controvérsia. “Oh, fok it,” brincou Steiner, “Todos sabemos o que Charlie teria feito. Se ele estivesse no leme, Lewis agora seria um campeão mundial de oito vezes.”
O Incidente de Palavrões de Verstappen: Um Pequeno Passo em Falso
Gunther Steiner não se ficou pela sua crítica ao Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021; ele também veio em defesa de Max Verstappen após o recente desabafo do neerlandês numa conferência de imprensa. Verstappen usou linguagem ofensiva ao expressar as suas frustrações sobre o desempenho da Red Bull no GP do Azerbaijão, e enquanto o incidente gerou debate, Steiner desvalorizou-o.
“Acho que o Max explicou isso corretamente,” disse Steiner. “Ele não insultou ninguém, apenas usou a palavra F para uma situação.”
A postura descontraída de Steiner em relação ao comportamento de Verstappen contrasta fortemente com o escrutínio que Verstappen enfrentou tanto de fãs como da FIA, particularmente após o seu sucesso na F1.
A Batalha pelo Campeonato da Red Bull: Pressão a Aumentar
À medida que a temporada de F1 de 2024 se aproxima das suas últimas seis corridas, a pressão sobre a Red Bull e Max Verstappen é inegável. Apesar de uma temporada difícil e de lutas com o desempenho em vários circuitos, Verstappen ainda lidera a classificação dos pilotos. No entanto, a McLaren montou um desafio inesperado no Campeonato de Construtores, estando apenas 41 pontos à frente da Red Bull.
O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, mantém-se confiante de que a equipa baseada em Milton Keynes pode recuperar a sua dominância, afirmando que duas vitórias em corridas adicionais provavelmente garantirão o título. Steiner, no entanto, sugere que o campeonato está longe de estar decidido, particularmente com a McLaren a parecer mais forte do que nunca.
À medida que a poeira assenta sobre as controvérsias de 2021 e o drama de 2024 se desenrola, uma coisa é clara: na Fórmula 1, a história nunca é apenas escrita na pista—é moldada pelas decisões tomadas nos bastidores. Seja o legado da decisão fatídica de Michael Masi ou a pressão crescente sobre a Red Bull, a Fórmula 1 continua a proporcionar reviravoltas tanto dentro como fora do circuito.