O Grande Prémio dos Estados Unidos de Lewis Hamilton terminou de forma amarga na Volta 2 após uma saída de pista na Curva 19, que o sete vezes campeão do mundo atribuiu às últimas atualizações do seu Mercedes W15. O piloto britânico, que já estava a ter um fim de semana difícil após uma surpreendente eliminação na Q1 durante a qualificação, subiu de 17º para 12º no início, mas foi forçado a abandonar pouco depois, pois o seu carro saiu da pista e ficou preso na gravilha.
Embora muitos pudessem esperar que Hamilton atribuísse o incidente a um erro do piloto, ele foi rápido a descartar essa noção. Em vez disso, Hamilton apontou para problemas com o novo pacote atualizado da Mercedes, que disse tornar o carro difícil de manobrar durante todo o fim de semana.
“Tive um ótimo início, provavelmente o melhor que tive na Curva 1 em muito tempo,” refletiu Hamilton após a corrida. “Mas o carro começou a saltar. Eu nem estava a forçar; estava apenas a tentar aquecer os pneus. O pneu dianteiro esquerdo começou a saltar, e a traseira simplesmente rodou. Igual ao que aconteceu ao George [Russell] ontem.”
O companheiro de equipa de Hamilton, George Russell, teve um momento semelhante durante a qualificação de sábado, ao embater na mesma curva onde Hamilton saiu. Russell, no entanto, tinha revertido para um carro de especificação mais antiga para a corrida e conseguiu completar o Grande Prémio sem incidentes, o que Hamilton disse ter aumentado a sua suspeita de que as atualizações eram as culpadas.
“Este fim de semana, o carro esteve numa corda bamba. Na FP1, tive uma saída na Curva 3, o que nunca tinha acontecido em todos os anos que corri aqui. E também nunca tinha saído na Curva 19 antes,” notou Hamilton. “O George teve o mesmo problema, e uma vez que ele voltou à especificação antiga, estava a ter um desempenho melhor. Portanto, talvez haja algo com a nova atualização.”
Apesar dos comentários de Hamilton, Russell não concordou completamente com a avaliação do seu colega de equipa de que as atualizações eram a causa raiz dos problemas. O jovem britânico disse que as alterações na sua configuração, e não as atualizações do carro, fizeram a diferença para ele no dia da corrida.
“Consegui ajustar a configuração e contornar os problemas. Não se tratava realmente das atualizações,” disse Russell.
Para Hamilton, a frustração era clara, particularmente após um início tão forte que inicialmente sugeria uma recuperação. Ainda assim, com o GP da Cidade do México a poucos dias de distância, Hamilton está ansioso para voltar à pista e deixar para trás a sua desgraça em Austin.
“Estou contente por voltarmos a conduzir em quatro dias,” disse Hamilton. “Nunca tinha rodado numa corrida como esta antes. Não foi falta de foco—é apenas que nunca experimentei este tipo de comportamento com o carro. Vamos voltar ao quadro de desenho e ver o que se passa antes do México.”
A inesperada desistência de Hamilton deixa a Mercedes com mais perguntas do que respostas sobre as suas recentes atualizações, enquanto tentam recuperar a sua forma nas últimas corridas da temporada.