Lewis Hamilton está esperançoso de que a mais recente atualização da Mercedes, introduzida antes do Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024, ajude a equipa a resolver as dificuldades de desempenho que têm afetado as suas corridas recentes. Apesar de algumas fortes atuações no meio da temporada, a Mercedes tem lutado para manter a sua forma, e Hamilton está cautelosamente otimista de que a recente pausa permitiu à equipa diagnosticar e abordar os seus problemas.
A Mercedes desfrutou de um período de sucesso no início do ano, vencendo três das quatro corridas em junho e julho, com George Russell a conquistar a vitória na Áustria e Hamilton a levar os louros na Grã-Bretanha e na Bélgica. No entanto, esse ímpeto diminuiu na parte final da temporada, com apenas um pódio nas últimas quatro corridas.
Falando a alguns meios de comunicação, incluindo Total-Motosport.com, Hamilton disse que o recente tempo livre deu à Mercedes a oportunidade de reavaliar a sua abordagem e trazer atualizações cruciais para o carro, mas reconheceu que o formato Sprint no Circuito das Américas complica as coisas.
“A equipa teve mais tempo para analisar e pensar sobre onde temos estado errados,” explicou Hamilton. “Temos estado fora de sincronia em comparação com outras equipas. Elas trouxeram atualizações em momentos em que nós não trouxemos, por isso estamos a trazer uma aqui. Algumas equipas trouxeram pequenas peças mais cedo em Zandvoort e Monza, mas nós estivemos apenas um pouco fora em termos de tempo.”
Hamilton admitiu que a Mercedes tinha perdido o rumo na configuração do carro nas corridas recentes e apontou para componentes envelhecidos, como o piso do carro, como fatores que contribuíram para a queda de desempenho. “Entendemos onde nos desviámos,” disse ele, acrescentando que a equipa agora tem uma ideia mais clara de onde as coisas correram mal.
No entanto, com o Grande Prémio dos EUA a ser um fim de semana de Sprint, Hamilton está preocupado que a equipa não tenha tempo de pista suficiente para ajustar adequadamente as atualizações antes da qualificação e da corrida. Os fins de semana de Sprint permitem apenas uma hora de prática antes da Qualificação Sprint, o que limita a capacidade de fazer ajustes significativos na configuração.
“É praticamente impossível, a menos que tenhas sorte e funcione desde o início,” disse Hamilton sobre a integração de uma atualização durante um fim de semana de Sprint. “Nove vezes em dez, esse não é o caso. É difícil, mas todos estão no mesmo barco. Cometemos erros mais do que suficientes e, espero, aprendemos com eles para que possamos começar a partir de uma plataforma melhor.”
Hamilton admitiu que as simulações da Mercedes não foram ideais ao longo do último ano, o que dificultou o arranque em grande nos fins de semana de corrida. No entanto, o sete vezes campeão do mundo mantém a esperança de que o trabalho árduo da equipa dará frutos em Austin, enquanto procuram fechar a lacuna para os seus rivais nas corridas finais da temporada.
Com pontos de campeonato em jogo tanto no Sprint como na corrida principal, a Mercedes irá procurar maximizar o potencial das suas últimas atualizações para recuperar o ímpeto na crucial reta final da temporada.