A dupla neozelandesa Haydon Paddon e John Kennard fez história mais uma vez ao tornar-se a primeira equipa não europeia a garantir múltiplos títulos do Campeonato Europeu de Ralis da FIA (ERC). O terceiro lugar no Rally Silesia foi suficiente para conquistar o seu segundo título consecutivo, um feito que não se via desde 2017. Apesar de liderarem durante grande parte do rali, a dupla adotou uma abordagem cautelosa nas fases finais, assegurando o seu lugar nos livros de recordes do ERC.

Paddon e Kennard mantiveram a liderança desde a segunda etapa, mas as condições difíceis e húmidas nas fases finais levaram-nos a adotar uma estratégia mais conservadora no seu Hyundai i20 N. Isso permitiu ao piloto italiano Andrea Mabellini e ao co-piloto Virginia Lenzi assumir a liderança na etapa 11, garantindo, assim, a primeira vitória de Mabellini no FIA ERC com o seu Skoda Fabia. O triunfo de Mabellini também fez dele o oitavo vencedor diferente no campeonato de oito rondas, destacando a intensa competição ao longo da temporada.

Entretanto, o rival pelo título, Mathieu Franceschi, juntamente com o co-piloto Andy Malfoy, teve dificuldades no sábado, perdendo tempo valioso que os relegou para o quinto lugar na classificação geral. Franceschi terminou em segundo na corrida pelo título, incapaz de apresentar um desafio forte o suficiente para derrubar a campanha dominante de Paddon.

Jon Armstrong e Eoin Treacy aproveitaram a abordagem conservadora de Paddon, garantindo o segundo lugar na etapa final no seu M-Sport Ford Fiesta. A notável performance de Armstrong, vencendo sete das 14 etapas—incluindo cinco das seis etapas de domingo—rendeu-lhe o seu primeiro pódio no FIA ERC, uma recompensa justa pela sua melhor exibição até à data.

A melhor equipa da Polónia, Miko Marczyk e Szymon Gospodarczyk, trouxeram o seu Skoda para casa em quarto lugar, enquanto o Citroën C3 de Franceschi e Yoann Bonato completou o top cinco.

A vitória no Rally Silesia e a bem-sucedida defesa do seu título de ERC solidificam o estatuto de Paddon e Kennard como uma das equipas mais formidáveis na história do campeonato. A sua performance disciplinada e tática ao longo da temporada demonstrou a sua habilidade e determinação para, mais uma vez, reinar supremo no palco dos ralis europeus.