O paddock da Fórmula 1 está em alvoroço com acusações e controvérsias, e a Red Bull encontra-se no centro de tudo. Um aceso debate eclodiu sobre o chamado mecanismo “T-tray” da equipa, um dispositivo engenhoso que permite à Red Bull ajustar a altura do carro, provocando indignação nos rivais que acusam a equipa de contornar, ou mesmo quebrar, as regras. Enquanto a McLaren lidera a ofensiva ao questionar a legalidade do sistema, o conselheiro sénior da Red Bull Helmut Marko insiste que tudo não passa de fumaça e espelhos—uma tentativa de distrair de questões mais prementes dentro do desporto.
A inovação em questão, conhecida como T-tray ou babete, tem sido parte da configuração da Red Bull nos últimos três anos. De acordo com o chefe da equipa Christian Horner, o mecanismo já estava em vigor muito antes de se tornar um tópico quente. A Red Bull mantém que o dispositivo é utilizado em conformidade com as regulamentações da FIA, e nega veementemente ter feito quaisquer ajustes no carro durante as condições de Parc Fermé, o período entre a qualificação e a corrida onde qualquer modificação é estritamente proibida.
Apesar da posição da Red Bull, os rivais—particularmente a McLaren—aproveitaram a controvérsia, rotulando-a como uma vantagem ilegal. Zak Brown, CEO da McLaren, tem sido particularmente vocal, pedindo uma análise mais rigorosa do carro da Red Bull. Isto apenas alimentou a já intensa rivalidade entre as duas equipas, com os campeonatos de construtores e de pilotos em jogo. O Max Verstappen da Red Bull lidera a classificação, mas o Lando Norris da McLaren está à espreita, apenas 52 pontos atrás com seis corridas restantes.
“Marko: ‘É Tudo Uma Distração’”
Helmut Marko, nunca alguém que se coíbe de dizer o que pensa, respondeu aos críticos, em particular à McLaren. Ele afirmou que a questão do T-tray foi exagerada, sugerindo que se trata de uma tentativa deliberada de desviar a atenção dos próprios problemas da McLaren. De acordo com Marko, a FIA estava plenamente ciente do dispositivo, e nenhuma sanção foi imposta, provando a inocência da Red Bull.
“O sistema é perfeitamente legal e era conhecido por todas as equipas,” disse Marko. “Já tínhamos informado a FIA sobre isso, isso diz tudo. Não se pode alterar a altura entre a qualificação e a corrida. Isso é o principal, e não há nada de ilegal.”
Marko acredita que o timing da controvérsia não é coincidência, especialmente porque a McLaren se encontra sob crescente escrutínio após os seus próprios desafios técnicos, como o incidente do mini-DRS que foi banido após o Grande Prémio do Baku no início deste ano. Ele sugeriu que o foco da McLaren na Red Bull é um movimento calculado para desviar a atenção das suas próprias dificuldades.
“Não entendo toda a conversa sobre isso. Talvez alguém queira desviar a atenção de outros problemas,” comentou Marko, fazendo uma alusão não tão subtil à McLaren.
“FIA Intervém—Mas Não Encontra Irregularidades”
A FIA confirmou que está a monitorizar a situação, mas, por enquanto, não vê razão para preocupação. Nikolas Tombazis, o diretor técnico da FIA, minimizou a questão, afirmando que, embora a organização esteja a prestar atenção ao assunto, até agora não houve nenhuma violação das regras.
“Acho que certamente não é uma história a partir de agora,” disse Tombazis. “Acho que fizemos tudo o que era necessário para evitar quaisquer acusações.”
A FIA esclareceu que o dispositivo T-tray é legal para uso durante as sessões de treino, mas quaisquer alterações feitas a ele uma vez que as regras do Parc Fermé estejam em vigor—começando após a qualificação—resultarão em penalizações imediatas. Este esclarecimento colocou novamente a McLaren em destaque, levantando questões sobre se o seu descontentamento é simplesmente um movimento estratégico na batalha de alto risco pelo campeonato.
“A Rivalidade Aumenta”
Com a luta pelo campeonato entre a Red Bull e a McLaren a intensificar-se, a controvérsia do T-tray apenas adicionou combustível ao fogo. A McLaren, que trouxe grandes atualizações para o MCL38 para o Grande Prémio dos Estados Unidos, está ansiosa para desafiar a dominância da Red Bull na grelha. A Red Bull, por outro lado, está determinada a manter a sua liderança, com Max Verstappen focado em garantir o seu quarto título consecutivo.
As próximas corridas serão críticas, não apenas para determinar o campeão, mas também para resolver a guerra de palavras em curso entre a Red Bull e a McLaren. À medida que ambas as equipas continuam a ultrapassar os limites das regras técnicas, o papel da FIA na supervisão e aplicação dessas regras será mais importante do que nunca.
À medida que a poeira assenta sobre a controvérsia do T-tray, uma coisa é clara: a batalha pela supremacia na Fórmula 1 está longe de terminar. Com acusações a voar e equipas rivais a vigiarem cada movimento umas das outras, o drama fora da pista é quase tão intenso quanto a ação dentro dela.