Max Verstappen podia ser campeão... mas é pouco provável que tal suceda
Para ser campeão do Mundo de Fórmula 1 já este fim de semana, Max Verstappen precisava 'apenas' de não perder mais do que 3 pontos para Lando Norris no balanço do fim de semana de Las Vegas, mas é bem provável que a festa do título tenha de ficar para outra ocasião. Tudo porque, num erro inacreditável, a equipa de planeamento da Red Bull decidiu que não fazia sentido preparar uma asa traseira de baixa carga aerodinâmica adequada ao perfil do traçado de Las Vegas.
Um erro de planeamento da temporada que vai custar, segundo as contas dos especialistas, em torno de 7 km/h de velocidade de ponta para a McLaren e, pior de tudo, mais de meio segundo numa volta completa ao circuito citadino da Cidade do Pecado. Os problemas de Verstappen e Checo Pérez foram evidentes - na FP2 acabaram em 17.º e 19.º, respetivamente - e a justificação foi facilmente encontrada... mas não tem solução à vista.
Isto porque, apesar de inicialmente se ter especulado que a fábrica de Milton Keynes podia fazer chegar a Las Vegas uma nova asa, Helmut Marko explicou que, na verdade... a Red Bull não a tem: "Não temos outra asa traseira, a mais pequena, como os nossos rivais. Seria mais útil aqui, claramente", partilhou Marko, dando conta de que, essencialmente, o não desenvolvimento desta asa especial se deveu a controlo de custos.
E agora, com o título ao virar da esquina, o melhor que a Red Bull, em especial Max Verstappen, poderá fazer será controlar os danos e impedir que Lando Norris consiga um corte considerável na direção pontual, que por agora está em 62 pontos (com 86 em jogo). Ainda ficará uma diferença confortável, mas o britânico da McLaren pode sair de Las Vegas com uma nova vida. Veremos...
Um erro de planeamento da temporada que vai custar, segundo as contas dos especialistas, em torno de 7 km/h de velocidade de ponta para a McLaren e, pior de tudo, mais de meio segundo numa volta completa ao circuito citadino da Cidade do Pecado. Os problemas de Verstappen e Checo Pérez foram evidentes - na FP2 acabaram em 17.º e 19.º, respetivamente - e a justificação foi facilmente encontrada... mas não tem solução à vista.
Isto porque, apesar de inicialmente se ter especulado que a fábrica de Milton Keynes podia fazer chegar a Las Vegas uma nova asa, Helmut Marko explicou que, na verdade... a Red Bull não a tem: "Não temos outra asa traseira, a mais pequena, como os nossos rivais. Seria mais útil aqui, claramente", partilhou Marko, dando conta de que, essencialmente, o não desenvolvimento desta asa especial se deveu a controlo de custos.
E agora, com o título ao virar da esquina, o melhor que a Red Bull, em especial Max Verstappen, poderá fazer será controlar os danos e impedir que Lando Norris consiga um corte considerável na direção pontual, que por agora está em 62 pontos (com 86 em jogo). Ainda ficará uma diferença confortável, mas o britânico da McLaren pode sair de Las Vegas com uma nova vida. Veremos...