Jacques Villeneuve não poupou palavras após o Grande Prémio dos Estados Unidos, onde um confronto dramático entre Max Verstappen e Lando Norris na Curva 1 levantou sobrancelhas entre fãs e especialistas. Villeneuve, falando após a corrida, acredita que a decisão dos comissários da FIA pode ter alterado o resultado da corrida pelo título de F1, classificando as suas ações como inconsistentes e “incompetentes”.
O momento controverso no Circuito das Américas viu Verstappen forçar Norris para fora na Curva 1 numa batalha de alto risco pelo terceiro lugar, um movimento repetido inúmeras vezes por fãs que analisavam o incidente. Villeneuve, em conversa com a CanadaCasino.ca, deixou clara a sua posição: “Os comissários da F1 fizeram uma confusão.”
Villeneuve argumentou que Verstappen deveria ter sido penalizado por empurrar Norris para fora da pista: “Max merecia uma penalização por empurrar Lando completamente para fora da pista? Sim,” disse de forma direta. Mas a controvérsia não parou por aí. Mais tarde na corrida, Norris recebeu uma penalização de cinco segundos por ganhar uma vantagem ao ultrapassar fora da pista, depois de Verstappen o ter forçado para fora.
Villeneuve criticou os comissários por penalizarem Norris enquanto ignoravam o papel de Verstappen no incidente, chamando isso de “incompetência” da parte deles. “As regras são claras. Quando um carro empurra outro para fora da pista, recebe uma penalização de cinco segundos. Tanto Norris como Max deveriam ter sido penalizados. Um incidente não justifica o outro,” explicou. Segundo Villeneuve, se ambos os pilotos tivessem sido penalizados de forma equitativa, isso teria resultado em Norris a terminar em terceiro e Verstappen a cair para quinto, com implicações significativas para a classificação do campeonato.
Antes da corrida, Lando Norris precisava de marcar mais pontos do que Verstappen por uma média de nove pontos por corrida nas últimas seis etapas para ter uma chance no Campeonato Mundial de F1 de 2024. No entanto, após COTA, essa diferença aumentou, e Norris agora precisa de pelo menos 11 pontos a mais do que Verstappen nas cinco corridas restantes.
Villeneuve enfatizou a importância desta mudança de pontos, afirmando: “Faz uma enorme diferença e tem um impacto real no campeonato.” Ele ainda criticou os comissários por serem inconsistentes, alegando que foram demasiado lenientes com Verstappen: “Eles nem sequer reconheceram que Max empurrou Norris para fora da pista… Não se tratava de tentar ajudar Max. Foi apenas incompetência dos comissários.”
Villeneuve comparou o estilo de corrida de Verstappen ao do seu antigo rival Michael Schumacher, apontando que, embora Verstappen não tivesse sido “sujo” nesta situação, a manobra foi agressiva e descuidada. “Há uma grande diferença entre ser agressivo e cometer um erro e ser sujo. Com Michael, havia decisões conscientes para ser sujo em certos momentos,” comentou Villeneuve.
Apesar da controvérsia em torno do assunto, Villeneuve rejeitou a ideia de que a FIA era tendenciosa em relação à Red Bull, sugerindo que o erro humano, em vez de favoritismo, era o culpado: “Ninguém na vida é 100 por cento neutro… mas não acho que haja favoritismo em relação à Red Bull.”
Villeneuve também comentou sobre a abordagem de Max Verstappen ao campeonato, notando que o holandês mudou o seu foco de vitórias em corridas para manter uma vantagem de pontos sobre Lando Norris. “Max está a concentrar-se no campeonato, já não está a pensar em ganhar corridas. Norris é o seu único foco. Ele sabe que já não precisa de arriscar,” disse Villeneuve, reconhecendo que, embora esta abordagem seja inteligente para a candidatura de Verstappen ao título, não está a ajudar a Red Bull no Campeonato de Construtores.
À medida que a temporada de 2024 se aproxima do seu clímax, Villeneuve previu que a Red Bull poderia perder posições na classificação de equipas, especialmente com a Ferrari a reduzir a diferença. “Agora eles provavelmente vão acabar em terceiro porque não podem contar com [Sergio] Pérez, e a Ferrari está muito perto agora,” concluiu Villeneuve.
Com apenas cinco corridas restantes, as decisões controversas em COTA podem muito bem ter moldado o rumo da corrida pelo título de F1 de 2024, e a crítica afiada de Villeneuve só intensificou o debate em torno do futuro da arbitragem nas corridas de F1.