A batalha acesa entre Max Verstappen e Lando Norris no Grande Prémio dos EUA reacendeu discussões sobre as regras de corrida da Fórmula 1, com o ex-campeão mundial Jenson Button a liderar o clamor por mudanças. Button, ao observar o feroz confronto entre os dois pilotos pelo terceiro lugar, apelou à FIA para modificar os seus regulamentos de forma a prevenir incidentes semelhantes no futuro.

O drama desenrolou-se na segunda metade da corrida, com Lando Norris a perseguir Max Verstappen num intenso duelo que durou várias voltas. Na volta 52, Norris executou uma manobra que o colocou brevemente à frente do piloto da Red Bull, mas a ultrapassagem ocorreu fora da pista. Verstappen manteve a sua trajetória na curva, resultando em Norris a receber uma penalização de cinco segundos por ter ganho uma vantagem enquanto estava fora do circuito. Apesar dos seus melhores esforços, Norris não conseguiu recuperar o tempo, ficando em quarto lugar enquanto Verstappen assegurou o pódio.

Button, que já viu a sua quota de corridas renhidas ao longo da sua carreira na F1, apontou que este incidente no Circuito das Américas espelha muitos outros na mesma curva, onde os pilotos tentam ultrapassagens apenas para empurrar os seus rivais para fora da pista. “Se fosse em Mónaco, eles não fariam isso,” comentou Button, enfatizando que os pilotos utilizam as amplas áreas de escape para ganhar vantagem em tais situações. Ele instou a FIA a implementar regulamentos mais rigorosos que impeçam os pilotos de forçar os seus concorrentes completamente para fora do circuito.

“Precisamos de uma regra que proíba empurrar outro carro completamente para fora da pista,” disse Button. “Acho que teríamos corridas melhores, e não teríamos de continuar a falar sobre isto.”

As frustrações de Button ecoam preocupações semelhantes expressas por pilotos e equipas em temporadas anteriores. O próprio Verstappen esteve envolvido num incidente comparável durante o Grande Prémio dos EUA de 2017, quando ultrapassou Kimi Raikkonen fora da pista e foi penalizado, perdendo uma posição no pódio.

Apesar das sugestões de Button, Christian Horner, diretor da Red Bull, defendeu as atuais regulamentações, argumentando que as regras são claras e que os pilotos estão cientes das consequências. Horner explicou que Verstappen reconheceu imediatamente que a manobra de Norris era ilegal, até notificando a sua equipa pelo rádio.

“As regras são as regras. Os pilotos sabem disso e estão a conduzir de acordo,” afirmou Horner. “Max estava plenamente ciente de que assim que Lando ultrapassou aquela linha branca, fora da pista e o ultrapassou, isso era ilegal.”

Embora a decisão estivesse alinhada com as regras atuais da FIA, McLaren e Norris expressaram a sua frustração, com o piloto britânico a defender a sua crença de que não deveria ter devolvido a posição a Verstappen. O diretor da McLaren, Andrea Stella, admitiu que a situação era dececionante, mas reconheceu a dificuldade em lidar com tais penalizações.

O incidente reavivou um debate familiar na F1 sobre a etiqueta de ultrapassagem e os limites da pista. O apelo de Button por mudanças, juntamente com a crescente insatisfação entre algumas equipas, pode levar a mais discussões dentro da FIA sobre como refinar as regras para promover corridas mais justas e evitar batalhas ambíguas na pista no futuro.