O piloto espanhol Joan Mir, da equipa Honda, mostrou-se cauteloso na antevisão ao Grande Prémio da Argentina, apontando as dificuldades que a sua moto poderá enfrentar no circuito sul-americano.

‘É um circuito com pouca aderência, poucos pontos de travagem e um desenho mais fluido. É necessário boa viragem e tração, algo que normalmente não é o nosso ponto forte’, admitiu o campeão mundial de 2020 durante a antevisão à ronda, em conversa com os jornalistas e citado pelo Motosan.

Apesar de reconhecer as dificuldades, Mir prefere manter as expectativas equilibradas, baseando-se na sua experiência anterior:‘Tenho experiência no passado de circuitos que pensas que se te dão extremamente bem ou que se te deram extremamente bem no passado, chegar e sofrer. Então, cada fim de semana tem de ser encarado de raiz, sem expectativas muito altas nem baixas’, explicou o piloto maiorquino, acrescentando que ‘estamos a fazer um muito bom trabalho, mas fizemos uma de vinte e duas [corridas]. É preciso continuar a trabalhar e a dar o máximo’.

Refletindo sobre a sua trajetória recente, o piloto espanhol considera que ‘2023 foi um bom ano’ para si, especialmente considerando as dificuldades que enfrentou anteriormente: ‘Vinha de uma situação muito difícil na Honda. E chegas a uma moto nova, que ao princípio custa um pouco a adaptares-te, ainda que seja uma moto muito boa’, comentou, destacando a evolução positiva desde então.

O ambiente na equipa parece ser um fator importante para a confiança do piloto esta temporada: ‘Este ano tudo ajuda. Com a equipa do terceiro ano. Há excesso de segurança, há excesso de tranquilidade’, revelou Mir, mostrando-se confortável com o trabalho da sua estrutura técnica.

Surpreendentemente otimista quanto ao desempenho da Honda atual, Mir fez uma avaliação positiva da sua RC213V: ‘Sobretudo a moto funciona muito bem. Não é perfeita, é quase perfeita. E sobretudo pelo meu estilo de pilotagem permite-me muito’, concluiu, deixando antever que poderá extrair mais potencial da máquina do que seria expectável nas difíceis condições do circuito argentino.