À medida que a NASCAR Cup Series entra na Ronda dos 12 no Kansas Motor Speedway, o Campeão da Cup de 2014, Kevin Harvick, emitiu um aviso severo: os ventos imprevisíveis do Kansas podem causar estragos no dia da corrida, criando um grande obstáculo para os pilotos que lutam por posições nos playoffs. O Kansas, conhecido como a única pista convencional nesta ronda, com Talladega e o Roval a seguir, já é uma corrida crítica, e o fator vento pode torná-la ainda mais desafiadora.

No seu recente podcast, o ex-piloto da Stewart-Haas Racing (SHR) detalhou como a direção do vento, que muda constantemente no Kansas, será um desafio significativo. Harvick explicou como os ventos imprevisíveis, que podem mudar de direção diariamente, podem desestabilizar os carros, levando a grandes problemas de manuseio e potenciais acidentes.

“O vento sopra muito lá,” disse Harvick. “Normalmente, ele sopra na direção oposta de um dia para o outro, o que realmente complica as coisas.”

Impacto do Vento na Estratégia de Corrida e no Manuseio do Carro

Harvick elaborou ainda mais que um vento de cauda na reta de trás poderia apertar os carros ao entrar na Curva 3, interrompendo o fluxo na curva e potencialmente preparando os pilotos para um desastre na Curva 4. A saída da Curva 4 é especialmente problemática porque a parede se projeta de volta em direção à pista, criando um cenário complicado e muitas vezes traiçoeiro.

“Se aquele vento começar a soprar na reta de trás, pode causar um pouco de vento de cauda, mas também pode manter o carro mais apertado ao entrar na Curva 3,” notou Harvick. “E em Kansas, quando consegues aquele fluxo da curva na saída da Curva 4, a parede meio que volta reta pela reta, então tem uma saída meio estranha onde vais ver muitos pilotos a bater na parede na saída da Curva 4.”

Previsões de Harvick para a Eliminação dos Playoffs: Grandes Nomes em Perigo

Além do seu aviso sobre o tempo, Harvick também partilhou as suas previsões sobre quem pode não conseguir avançar da Fase de 12, nomeando alguns candidatos surpreendentes: Daniel Suárez, William Byron, Chase Briscoe e Chase Elliott. Apesar de Byron e Elliott estarem entre os melhores carros esta temporada, Harvick apontou a sua recente inconsistência como a principal razão pela qual podem ter dificuldades.

“Para mim, são o 99, o 24, o 14 e o 9,” afirmou Harvick. “Fizeram uma boa corrida em Bristol, mas vão ter que fazer algum barulho e mostrar que são contendores, liderando voltas e correndo na frente à medida que se aproximam da Fase de 8 e da Fase de 4. Eles têm corrido razoavelmente bem. Têm estado decentes.”

O Vento Pode Fazer ou Quebrar os Sonhos dos Playoffs

O vento do Kansas pode muito bem ser um fator decisivo, especialmente para os pilotos que estão na luta pela qualificação para os playoffs. As condições imprevisíveis que Harvick destacou podem levar a cenários desastrosos, como entradas mal cronometradas na Curva 3 ou colisões com o muro na Curva 4, potencialmente desestabilizando as esperanças de campeonato de alguns dos maiores nomes da NASCAR.

À medida que a série se aproxima desta corrida crucial, as percepções de Harvick servem como um lembrete de que não é apenas a competição na pista que os pilotos precisam gerir, mas também os elementos incontroláveis que o Kansas frequentemente introduz na equação. Com o potencial de caos à espreita, todos os olhos estarão na forma como os pilotos se adaptam e se as previsões de Harvick se concretizarão.