Lewis Hamilton expressou um otimismo cauteloso em relação às últimas atualizações da Mercedes antes do Grande Prémio dos Estados Unidos deste fim de semana, reconhecendo o grande desafio de colher imediatamente os benefícios do novo pacote. Após uma fase promissora no início da temporada, onde a Mercedes conquistou três vitórias, a equipa tem lutado para manter esse ímpeto após a pausa de verão, conseguindo apenas um pódio nas últimas quatro corridas.
Hamilton, que não aparece no pódio desde a sua vitória na Bélgica em julho, acredita que a recente pausa de três semanas surgiu num momento crucial para a Mercedes analisar as suas falhas e reorganizar-se. No entanto, mantém-se realista quanto ao impacto das atualizações, dado o cronograma apertado e o formato da corrida Sprint no Circuito das Américas.
“Normalmente, a equipa está sempre em movimento, por isso definitivamente tiveram tempo para analisar onde falhámos,” explicou Hamilton. “Mas temos estado um pouco fora de sincronia em comparação com os outros. Equipas como a Ferrari trouxeram atualizações para Monza e Zandvoort, enquanto nós só estamos a trazer as nossas agora.”
Hamilton elaborou que, enquanto a Mercedes tem trabalhado incansavelmente para resolver a deterioração do desempenho do carro, especialmente com o chão, a equipa tem lutado com a consistência da configuração. “Perdemos um pouco o rumo com a configuração. Acho que entendemos onde nos desviámos e, esperançosamente, podemos recomeçar com um melhor equilíbrio este fim de semana,” acrescentou.
O formato Sprint em Austin acrescenta uma camada adicional de complexidade, limitando as equipas a apenas uma hora de prática antes de seguirem para a Qualificação Sprint. Hamilton admite que esta janela de preparação curta torna “praticamente impossível” compreender totalmente as novas atualizações a tempo para a corrida. “A menos que tenhas sorte e as atualizações funcionem logo de início, é difícil acertar logo à primeira,” explicou. “No ano passado, viemos aqui e o equilíbrio estava perfeito, mas isso raramente acontece.”
Enquanto a Mercedes espera que as atualizações tragam resultados, Hamilton mantém-se cauteloso, enfatizando os desafios do trabalho de simulação que nem sempre foi ideal. Ele apontou que, enquanto algumas equipas como a McLaren e a Red Bull parecem acertar os seus setups de imediato, a Mercedes tem lutado para arrancar bem nas corridas recentes.
George Russell ecoou os sentimentos de Hamilton, destacando que a equipa foi forçada a voltar a um design de fundo mais antigo após a introdução de uma versão revista na Bélgica. Ele acredita que a atualização deste fim de semana poderá trazer uma melhoria mais significativa. “Estamos efetivamente a dar dois passos em frente com esta atualização,” disse Russell. “Espero que possamos estar novamente na luta, especialmente na qualificação, visando os quatro primeiros e potencialmente um pódio na corrida.”
Tanto Hamilton como Russell estão cientes da forte concorrência da McLaren e da Red Bull, que atualmente detêm uma vantagem de desempenho. No entanto, os pilotos da Mercedes estão esperançosos de que o novo pacote os ajude a reduzir a diferença à medida que a temporada entra nas suas fases finais.