A Liberty Media, que é dona da Fórmula 1, deu um passo significativo na aquisição da MotoGP ao submeter o pedido de aprovação à Comissão Europeia na passada quinta-feira para a aquisição do MotoGP. Assim a formalização e conclusão da compra até ao final do ano, conforme indicado pelo CEO, Greg Maffei, durante uma reunião com acionistas, deverá ser uma realidade.

Para financiar este negócio, avaliado em centenas de milhões de dólares, a Liberty vendeu uma participação substancial na F1 no verão passado. Maffei confirmou recentemente que o financiamento para a aquisição está garantido, com a única barreira restante sendo a aprovação regulatória da Comissão Europeia.

Apesar de algumas críticas relacionadas ao potencial monopólio ao deter tanto a F1 como a MotoGP, Maffei demonstrou otimismo sobre a aprovação:
‘Submetemos esta manhã o pedido à Comissão Europeia e estamos confiantes de que teremos uma resposta até ao final do ano’, afirmou Maffei citado pelo Motorsport.

A Comissão confirmou a receção do pedido e estabeleceu o prazo provisório de 19 de dezembro de 2024 para uma decisão.

MotoGP: Um atrativo Global para a Liberty Media

Maffei destacou o apelo único da MotoGP, desde a adrenalina das corridas com motos inclinadas a 60 graus e velocidades superiores a 350 km/h, até à ação contínua das competições de 45 minutos, repletas de ultrapassagens. Ele frisou que este formato é especialmente cativante para audiências mais jovens.

Além disso, o MotoGP oferece um conteúdo valioso para emissoras, com até 25 horas de transmissões por fim de semana, abrangendo as séries Moto3, Moto2, e MotoGP. A diversidade e o potencial de envolvimento dos fãs foram apontados como elementos chave para a decisão de compra.

‘Trata-se de uma oportunidade rara de adquirir um ativo global com um modelo de receita diversificado e uma base de fãs já em crescimento‘, destacou o responsável.

Em 2024, a audiência e a presença nos eventos continuam a crescer, com um aumento de 9% na assistência comparada a 2023. O GP de França deste ano estabeleceu um recorde, recebendo 297 mil espectadores ao longo do fim de semana.

Aposta nos EUA e a influência da F1

Inspirada pelo sucesso da expansão da Fórmula 1 nos Estados Unidos, especialmente com a série Drive to Survive da Netflix, a Liberty Media planeia replicar esta estratégia na MotoGP. Atualmente, a categoria já conta com uma etapa no Circuito das Américas, em Austin, mas Maffei revelou intenções de aprofundar a presença nos EUA.

‘Os EUA têm sido cruciais para o crescimento da F1, e acreditamos que há potencial semelhante na MotoGP’, afirmou, acrestando que existe ainda o interesse em parcerias locais e a expansão de equipas norte-americanas, aproveitando o apelo de marcas como Harley-Davidson.