Max Verstappen respondeu a afirmações que sugerem que a súbita queda de desempenho da Red Bull durante a temporada de Fórmula 1 de 2024 se deveu à proibição de uma peça ilegal do carro a meio da temporada. Verstappen, que começou o ano com quatro vitórias em cinco corridas, classificou as alegações como “bizarra” e as desvalorizou como parte do inevitável moinho de rumores do desporto.
A forma da Red Bull no início da temporada, liderada por Verstappen e pelo RB20, inicialmente sugeria que a equipa continuaria a sua dominância dos anos anteriores. No entanto, após a McLaren ter introduzido uma atualização significativa no Grande Prémio de Miami, o seu MCL38 rapidamente se destacou como um desafiante formidável, alterando o equilíbrio de poder na grelha. Desde então, o desempenho da Red Bull tem falhado, deixando Verstappen sem vitórias em oito corridas consecutivas.
A queda de forma da equipa coincidiu com a proibição da FIA sobre sistemas de travagem assimétricos, suscitando especulações de que a Red Bull tinha estado a utilizar tal mecanismo. No entanto, a FIA negou que a alteração de regra estivesse a visar alguma equipa específica, e Verstappen agora desmentiu firmemente os rumores que circulavam.
Em uma entrevista à Autosport, Verstappen desconsiderou as acusações, afirmando: “As pessoas estão sempre a inventar coisas diferentes. Acho realmente bizarro como elas conseguem inventar algumas dessas coisas, mas é o que é. Faz parte do jogo, mas eu geralmente deixo passar. Estou na F1 há 10 anos e não estou a perder tempo com todas essas histórias.”
Verstappen continuou, afirmando que não se envolve com o ruído à volta do desporto. “Claro que, às vezes, vejo algo ou alguém me diz: ‘Viste o que esta e aquela pessoa disse?’ Mas eu sempre digo que as pessoas podem pensar o que quiserem, não vou desperdiçar a minha energia com isso. Portanto, não me importa realmente o que os outros dizem.”
Adicionando aos desafios que a Red Bull enfrenta, surgiram relatos de turbulência interna, com o CEO da McLaren, Zak Brown, a sugerir que o ambiente da Red Bull se tornou “tóxico.” Isto surge à luz de saídas de alto perfil, incluindo a lenda do design Adrian Newey a afastar-se do seu papel.
Verstappen, no entanto, desconsiderou estas sugestões e criticou aqueles que comentam sobre os assuntos internos da Red Bull. “As pessoas que dizem todo o tipo de coisas deveriam apenas concentrar-se na sua própria equipa. Isso não é especificamente contra Zak Brown, a propósito, aplica-se a todos. As pessoas precisam apenas de se concentrar em si mesmas, e é isso que eu também estou a fazer.”
Apesar da turbulência, Verstappen mantém-se 52 pontos à frente de Lando Norris da McLaren no Campeonato de Pilotos. No entanto, a Red Bull ficou atrás da McLaren no Campeonato de Construtores, a 41 pontos de desvantagem. À medida que a temporada se aproxima das suas últimas seis corridas, o foco agora está em saber se Verstappen conseguirá resistir ao crescente desafio de Norris e da McLaren.
Refletindo sobre a batalha em curso, Verstappen insistiu que a intensidade da corrida pelo campeonato de 2024 não se compara ao seu confronto de 2021 com Lewis Hamilton. “Naquela altura, apenas havia as mesmas duas pessoas à frente. Claro que 2021 foi o meu primeiro Campeonato do Mundo, por isso já foi muito diferente. Acho que agora estou um pouco mais relaxado em relação a isso,” explicou Verstappen.
“Mas a sensação é muito diferente de 2021. Claro que quero ganhar e, claro, vou dar o meu melhor para defender essa vantagem, mas não vou deixar que os rumores ou as opiniões de outras pessoas me distraiam,” concluiu Verstappen.