À medida que a Fórmula 1 se aproxima da 19ª corrida da temporada de 2024 com o Grande Prémio dos Estados Unidos, o paddock está em alvoroço com entusiasmo e também controvérsia. A Red Bull encontrou-se no centro de acusações relacionadas com uma modificação ilegal do seu RB20 sob condições de parc fermé, especificamente ligada ao sistema “T-tray” ou “bib” que alegadamente ajusta a altura de condução do carro.
Em meio às acusações, o campeão em título Max Verstappen pronunciou-se, esclarecendo que não tinha conhecimento prévio das alegadas modificações. Verstappen enfatizou que o sistema em questão não era um dispositivo clandestino que mudasse o jogo, mas sim uma ferramenta básica utilizada quando os componentes do carro ainda não estavam montados.
“É público, não é? Todos podem ver. Para nós, era uma ferramenta simples quando as peças não estavam no carro,” disse Verstappen, afastando a ideia de qualquer irregularidade. Ele explicou ainda que, embora ajustes fossem possíveis antes de o carro estar completamente montado, uma vez que o carro entrasse na pista, não poderiam ser feitas mais modificações.
O sistema de ajuste da altura de condução da Red Bull estava sob escrutínio após a FIA intensificar as verificações em meio a suspeitas de que uma equipa não identificada estava a contornar as regras. As acusações apontavam para a Red Bull potencialmente a ajustar o seu T-tray durante as condições de parc fermé, permitindo-lhes alterar a altura de condução do carro e ganhar uma vantagem nas qualificações e nos setups de corrida.
Inicialmente, Verstappen acreditava que os rumores envolviam outras equipas, mas mais tarde descobriu que a Red Bull era o foco das alegações. “Quando li, pensei que outras equipas estavam a usá-lo. Depois descobri que era sobre nós. Nem sequer discutimos isso na reunião,” disse Verstappen, sublinhando quão alheio estava a equipa em relação à controvérsia.
O holandês minimizou o impacto do sistema, afirmando que não era uma arma secreta, nem explicava quaisquer ganhos de desempenho significativos nas corridas recentes. O desempenho da Red Bull tem oscilado nas últimas corridas, com Verstappen a ter dificuldades em algumas provas—longe da forma dominante que sugeriria qualquer vantagem significativa do sistema.
Lando Norris, da McLaren, também se pronunciou, admitindo que, embora a presença do sistema possa levantar questões, o seu uso real era incerto. Ele destacou que os resultados recentes não mostraram a Red Bull a tirar pleno proveito de qualquer suposta alteração na altura da suspensão. Norris acrescentou que, se Verstappen tivesse beneficiado do sistema, provavelmente teria ganho mais pole positions e corridas esta temporada.
“É uma coisa tê-lo no teu carro, é outra coisa quanto o usas. Não temos ideia. Se os ajudou e eles o usaram como muitas pessoas pensam, isso poderia ser uma vantagem para nós,” comentou Norris.
Apesar da controvérsia, Verstappen continua focado em defender a sua vantagem de 52 pontos sobre Norris no campeonato de pilotos, enquanto a Red Bull procurará recuperar a sua dominância após os recentes contratempos. Com apenas seis corridas restantes na temporada de 2024, as apostas estão mais altas do que nunca, e os fãs estão ansiosos para ver como a competição se desenrola em Austin e além.