O Grande Prémio do México transformou-se num pesadelo para o atual campeão da F1, Max Verstappen, uma vez que dois intensos confrontos com Lando Norris da McLaren resultaram num total de 20 segundos de penalizações, prejudicando as suas esperanças de título. O diretor da equipa Red Bull, Christian Horner, defende ferozmente Verstappen, argumentando que as penalizações aplicadas não correspondem ao espírito das decisões anteriores – e podem significar problemas para futuras batalhas lado a lado.
Verstappen recebeu duas penalizações de 10 segundos após ter sido considerado culpado de ter forçado Norris a sair da pista de forma injusta duas vezes na volta 10, primeiro na curva 4 e depois novamente na curva 7. Horner foi rápido a argumentar que a penalização inicial foi “severa”, citando dados de GPS para mostrar que Norris não teria conseguido fazer a curva mesmo sem a linha agressiva de Verstappen.
“A questão chave aqui,” argumentou Horner, “é que esta decisão encoraja os pilotos a mergulharem para um ápice apenas para colocar o nariz à frente, em vez de realmente fazer a ultrapassagem de forma limpa.”
Para agravar a situação, a McLaren sentiu-se igualmente prejudicada na semana anterior no Grande Prémio dos EUA, quando Verstappen evitou penalizações por manobras semelhantes que empurraram Norris para fora na curva 1 e na curva 12 de Austin. No entanto, Horner rejeitou as comparações entre os dois incidentes, apontando que Verstappen manteve-se dentro dos limites da pista no México, ao contrário dos confrontos em Austin, onde ambos os pilotos saíram da pista.
“Estas decisões recentes parecem recompensar a linha exterior, que historicamente tem sido o lugar mais arriscado,” enfatizou Horner, sugerindo que a interpretação atual da FIA pode estar a desequilibrar a situação de forma injusta em favor dos pilotos que se posicionam do lado de fora.
As penalizações no México suscitaram novas discussões entre pilotos e equipas, o que provavelmente levará a FIA a rever as suas diretrizes para batalhas em pista. Verstappen, conhecido pelo seu estilo inflexível e agressivo, parece indiferente. Horner insiste que o piloto da Red Bull “continuará a pressionar até ao limite das regulamentações”, embora tanto ele como Verstappen continuem a ser cautelosos em relação a regras demasiado complicadas.
À medida que a Fórmula 1 se aproxima das suas últimas quatro corridas, as apostas estão mais altas do que nunca, com rivalidades intensificadas e as margens de cada corrida a poderem decidir o campeonato. A Red Bull está a pedir uma discussão equilibrada com a FIA para clarificar o que é aceitável antes que a pressão atinja o ponto de ebulição nas corridas restantes.