Max Verstappen, um nome agora sinónimo de domínio na Fórmula 1, fez uma viagem pela memória ao recordar a sensação emocionante—e ligeiramente aterradora—de entrar num carro de F1 pela primeira vez. O holandês, agora tricampeão mundial, tem sido uma força no desporto desde a sua estreia em 2014, mas até ele admite que o seu primeiro contacto com a maquinaria de F1 foi avassalador.

Num entrevista franca durante a atual pausa na temporada de F1 de 2024, Verstappen partilhou a experiência visceral da sua primeira sessão de treinos de F1 no Grande Prémio do Japão de 2014.

“Quando voltas a entrar no carro de F1, sabes que vai ser rápido, a aceleração e tudo. Estás meio preparado para isso. Mas lembro-me, claro, da primeira vez que entrei num carro de F1, foi quase como se não conseguisse acompanhar a velocidade,” revelou Verstappen. “É um ritmo alucinante num carro de F1 inicialmente, e depois o teu corpo vai-se habituando cada vez mais. Mas no início, foi um grande choque.”

É um sentimento que ressoa profundamente com os fãs de F1—apesar da postura composta de Verstappen na pista hoje, até os melhores pilotos passam por uma curva de aprendizagem. Com o tempo, ele adaptou-se à incrível velocidade, tornando-se eventualmente um dos melhores pilotos que o desporto já viu.

Mas enquanto Verstappen recordava os seus primeiros dias na Fórmula 1, o seu nome tem sido recentemente associado a controvérsias em vez das suas proezas na pista. A agora infame “saga dos palavrões de Singapura” continua a fazer manchetes, suscitando debates dentro da comunidade da F1.

A questão surge do uso de linguagem explícita por parte de Verstappen durante o Grande Prémio de Singapura, onde ele proferiu um palavrão em frustração pela performance do seu carro. Embora as suas palavras não tenham sido dirigidas a ninguém em particular, o incidente chamou a atenção do organismo regulador da F1, a FIA, levando a uma conversa mais ampla sobre a conduta dos pilotos.

O ex-principal da equipa Haas, Guenther Steiner, comentou sobre a controvérsia, criticando a forma como a FIA lidou com a situação: “O Max não ofendeu ninguém. Ele usou a palavra F em relação ao seu carro. Portanto, ninguém ficou ofendido com isso, na minha opinião. A melhor maneira [de lidar com isso] teria sido não fazer uma grande história disso. Sentar-se com os pilotos, eles têm uma reunião todos os fins de semana, e dizer: Ei, pessoal, podem moderar um pouco?”

À medida que a saga dos palavrões persiste, muitos pedem à FIA que siga em frente com o incidente, especialmente com a temporada de 2024 a entrar na sua fase final. Com seis corridas restantes, Verstappen enfrenta um desafio legítimo do Lando Norris da McLaren, que está apenas 52 pontos atrás na classificação. A última coisa que Verstappen precisa é ser distraído por uma controvérsia que poderia ofuscar a sua luta pelo campeonato.

Enquanto Verstappen continua a lutar por mais um título, uma coisa é clara: ele percorreu um longo caminho desde que era um jovem de 17 anos sobrecarregado pela velocidade pura de um carro de F1. Agora, ele está focado em manter a sua dominância—e evitar mais distrações desnecessárias.