Com apenas seis corridas restantes no Campeonato Mundial de Fórmula Um de 2024, a feroz batalha pelo título entre a McLaren e a Red Bull está a intensificar-se. Max Verstappen lidera a corrida, mas Lando Norris continua em perseguição, a apenas 52 pontos do campeão em título. As apostas estão mais altas do que nunca, e cada sessão conta à medida que a temporada se dirige para o seu clímax em Abu Dhabi.
Ambas as equipas chegaram ao fim de semana do Grande Prémio dos Estados Unidos com atualizações significativas. A McLaren fez alterações na suspensão, na asa dianteira e nos ductos de travão do MCL38, enquanto a Red Bull trouxe um piso reprofilado para o seu RB20. Apesar destas melhorias, a McLaren teve uma difícil sessão de Sprint Qualifying no Circuito das Américas na sexta-feira.
Max Verstappen reafirmou mais uma vez o seu domínio ao garantir a pole position para o Sprint, enquanto Lando Norris conseguiu apenas P4. Entretanto, o colega de equipa de Norris, Oscar Piastri, sofreu uma saída frustrante em SQ1, ficando em P16 após uma violação dos limites de pista que anulou a sua volta mais rápida.
Num comunicado divulgado pela McLaren após a sessão, Norris expressou descontentamento com a sua performance: “Uma Sprint Qualifying frustrante esta tarde. A minha volta poderia ter sido mais limpa, por isso estou desapontado.” Apesar da sua frustração, Norris mantém-se confiante nas suas hipóteses na corrida Sprint, com planos de atacar e desafiar os líderes.
“Estamos na luta e a uma distância curta dos líderes, com apenas alguns carros para ultrapassar. Esse é o meu plano para a Sprint, com o objetivo de marcar pontos fortes na nossa busca pelo Campeonato,” disse Norris, sinalizando a sua intenção de continuar a luta pelo título.
Para Oscar Piastri, o dia foi muito mais desafiante. Um erro no setor final durante a SQ1 fez com que o seu melhor tempo fosse anulado, forçando-o a começar a Sprint a partir de P16. “É uma pena estar fora da Qualificação da Sprint tão cedo. A maior parte da volta foi boa, mas cometi alguns erros no último setor,” admitiu Piastri. Apesar do contratempo, ele permanece determinado a ajudar a McLaren a marcar pontos.
“Vai ser difícil voltar a estar entre os pontos a partir de onde estamos, mas faremos o que pudermos e tentaremos garantir alguns pontos valiosos para a equipa,” acrescentou Piastri, compreendendo a gravidade das ambições de título da McLaren.
Com apenas 19 voltas na Sprint, o tempo é limitado para ambos os pilotos recuperarem terreno. As esperanças de título da McLaren estão em jogo, e tanto Norris como Piastri precisarão de desempenhos fortes para manter a luta viva.