A Mercedes está a lidar com problemas persistentes de sobreaquecimento que têm afetado o seu carro de Fórmula 1 de 2024, especialmente quando as temperaturas na pista sobem. As dificuldades da equipa alemã continuaram no Grande Prémio de Singapura, onde George Russell terminou em quarto lugar e Lewis Hamilton em sexto, ficando aquém das suas altas expectativas.
Apesar de uma sessão de qualificação promissora que viu ambos os pilotos a garantirem a segunda fila após ajustes na configuração durante a noite, o dia da corrida expôs as vulnerabilidades do W15. A decisão estratégica da Mercedes de começar Hamilton com pneus Soft saiu pela culatra, deixando o campeão sete vezes a lutar com a degradação dos pneus, enquanto Russell, que começou com pneus Medium, não conseguiu resistir a Oscar Piastri da McLaren pelo terceiro lugar.
Problemas de Sobreaquecimento: Um Problema Persistente para a Mercedes
O Diretor Técnico da Mercedes, James Allison, admitiu que as exigentes zonas de tração do Circuito Marina Bay destacaram os problemas de sobreaquecimento do carro. “Mais uma vez, sofremos com algo que tem sido problemático para nós,” disse Allison. “Com os compostos mais macios e em pistas onde as temperaturas dos pneus estão nas alturas, perdemos competitividade em relação aos nossos adversários. Singapura é extrema sob este ponto de vista, e para nós, foi algo bastante difícil de gerir.”
À Procura de Soluções Antes de Atualizações Importantes
Para combater estes problemas, a Mercedes está a explorar formas de mitigar o problema do sobreaquecimento dos pneus enquanto se prepara para um pacote de atualizações significativo no próximo mês. “Vamos tentar entender como fazer os pneus funcionar melhor em circuitos que são propensos ao sobreaquecimento,” explicou Allison. Ele confirmou que um grande pacote aerodinâmico está previsto para Austin, com o objetivo de melhorar o desempenho da Mercedes.
As atuais dificuldades da equipa coincidiram com uma queda de forma desde a pausa de verão, após um início promissor de temporada. A vantagem competitiva da Mercedes diminuiu desde que um piso revisto foi introduzido na Bélgica e não trouxe os resultados esperados, levando a um retorno à especificação antiga em Baku. Apesar de testes extensivos, a Mercedes ainda não conseguiu determinar se o piso atualizado é o responsável pelas inconsistências.
Esperança no Horizonte: Último Impulso para a Temporada
Com os olhos postos em resolver os problemas de sobreaquecimento do W15, a Mercedes está a contar com as atualizações que se aproximam para reanimar a sua temporada. O chefe de Engenharia de Pista, Andrew Shovlin, reconheceu os desafios impostos pelo desempenho variável do carro em diferentes circuitos: “Em alguns circuitos, comportou-se muito bem, enquanto em outros tivemos dificuldades com o equilíbrio, independentemente do pacote aerodinâmico.”
À medida que a Mercedes se prepara para a reta final da temporada de 2024, a capacidade da equipa de corrigir os seus problemas de sobreaquecimento e tirar o máximo proveito das suas atualizações planeadas será crucial para recuperar o ímpeto que perdeu após uma primeira metade de ano promissora. Com um grande pacote aerodinâmico a caminho, a Mercedes espera deixar para trás os seus problemas com os pneus e recuperar o seu lugar na frente do pelotão.