A equipa de Fórmula 1 da Mercedes enfrentou um grande obstáculo antes do Grande Prémio da Cidade do México, pois não poderá implementar as atualizações planeadas em ambos os carros após o pesado acidente de George Russell durante a qualificação no Grande Prémio dos Estados Unidos em Austin. O acidente, que ocorreu na penúltima curva durante a sessão de sábado, causou danos extensivos ao carro de Russell, forçando a equipa a mudar de especificações e a trabalhar durante a noite para preparar o carro para a corrida, resultando numa partida da linha de boxes.
O diretor da equipa, Toto Wolff, confirmou que os danos ao carro foram tão severos que não há peças de substituição suficientes para permitir que tanto Russell como o seu colega de equipa, Lewis Hamilton, utilizem o pacote atualizado este fim de semana no México.
“Não, não teremos a atualização no carro do George,” disse Wolff. “Vamos estar a faltar com o piso que precisa de voltar ao Reino Unido para reparações, e não estará pronto até ao Brasil. Portanto, vamos utilizar a especificação mais antiga no carro dele.”
Wolff também revelou incerteza sobre se Hamilton irá manter a nova atualização, apesar de a equipa ter peças suficientes para o carro dele. O campeão mundial sete vezes expressou preocupações após ter saído de pista na mesma curva onde Russell teve o acidente, sugerindo que o comportamento do carro era um desafio.
“Do lado do Lewis, normalmente teríamos todas as peças, mas não estou 100% certo de que ele esteja interessado em utilizar isso,” acrescentou Wolff. “Portanto, temos de descobrir como queremos abordar este fim de semana.”
Apesar das dificuldades, Wolff insiste que a nova atualização não é um problema fundamental, atribuindo o desempenho flutuante da equipa a uma combinação de fatores.
“Não acho que tenhamos um problema fundamental com a atualização,” explicou Wolff. “É mais sobre a interação entre os elementos aerodinâmicos e mecânicos. Vamos continuar com a atualização porque há muito tempo de volta a ganhar, mas precisamos de manter uma mente aberta e descobrir por que a nossa performance muda de forma tão dramática.”
Em Austin, a Mercedes enfrentou uma série de problemas imprevisíveis, incluindo uma suspensão partida na corrida sprint e o incidente súbito de Lewis Hamilton durante a corrida principal. Wolff enfatizou que a equipa ainda está a tentar entender por que a performance do carro varia tão significativamente entre as sessões.
“Tivemos momentos em que parecíamos extremamente competitivos, como na sexta-feira em Austin, onde estávamos quatro décimos à frente, mas no sábado as coisas mudaram completamente. São essas inconsistências que precisamos de dominar,” disse Wolff.
Adicionando aos desenvolvimentos do fim de semana, a Mercedes confirmou que Kimi Antonelli, que competirá a tempo inteiro pela equipa em 2025, participará da FP1 no Grande Prémio da Cidade do México, ao lado dos colegas novatos Ollie Bearman da Ferrari e Pato O’Ward da McLaren.
Com a Mercedes envolvida numa luta por consistência e performance, a equipa dirige-se à Cidade do México esperando mitigar o impacto do acidente de Russell enquanto tenta desbloquear o potencial do seu carro imprevisível à medida que a temporada entra na sua fase final.