A Mercedes teve um desempenho misto nas corridas recentes, mas a equipa baseada em Brackley entrou no fim de semana do Grande Prémio dos Estados Unidos com um renovado sentido de otimismo. Após um período difícil, depois da sua triunfante sequência de vitórias da Áustria à Bélgica, onde conquistaram três vitórias, a Mercedes trouxe uma série de atualizações cruciais para o seu W15 na esperança de recuperar a sua vantagem competitiva.

E parece que valeu a pena—pelo menos para George Russell, que conseguiu garantir uma impressionante posição na primeira fila para a corrida Sprint de sábado, terminando apenas a 0.012 segundos do pole-sitter Max Verstappen. Russell, surpreso com o seu desempenho, ficou encantado com o progresso da sua equipa, especialmente considerando quão próxima se tornou a competição entre Red Bull, Ferrari e McLaren.

“Já passou algum tempo desde que nos qualificámos na primeira fila, por isso isto é ótimo,” disse Russell, claramente entusiasmado com o seu desempenho. “O kit de atualização está a funcionar melhor do que esperávamos, e aquele setor final ajudou-nos realmente a garantir o P2.”

Russell também expressou empatia pelo colega de equipa Lewis Hamilton, que parecia prestes a lutar pela pole, mas foi impedido por uma bandeira amarela em SQ3 que o forçou a abrandar. “É uma pena que o Lewis não tenha conseguido juntar-se a mim na frente,” disse Russell. “Ele estava a voar hoje, e ambos deveríamos ter estado ali em cima juntos.”

Hamilton: “P1 Estava à Vista Até às Bandeiras Amarelas”

Para Lewis Hamilton, a Qualificação Sprint de sexta-feira foi um duro golpe. O campeão do mundo sete vezes estava a fazer uma volta impressionante em SQ3, com quatro décimos de segundo de avanço, e a caminho da pole position. Mas uma bandeira amarela interrompeu a sua volta, deixando-o frustrado com um início em sétimo lugar.

“É frustrante, sem dúvida,” disse Hamilton após a sessão. “Estava a sentir-me ótimo nessa volta, e o P1 estava definitivamente ao meu alcance. Mas isso é corridas—às vezes o tempo simplesmente não está do teu lado.”

Apesar da sua desilusão, Hamilton foi rápido a reconhecer o progresso da equipa e a expressar gratidão pelas atualizações recentes que parecem ter dado à Mercedes um impulso muito necessário. “O pacote de atualizações é um grande passo em frente. É claro que fizemos progressos, e estou realmente grato a toda a equipa pelo seu trabalho árduo,” acrescentou.

A Ressurgência da Mercedes: Uma Nova Ameaça na Corrida pelo Título?

As atualizações ao W15 parecem ter colocado a Mercedes de volta na luta, e ambos os pilotos acreditam que têm potencial para desafiar na frente. As atualizações, focando-se principalmente em melhorias aerodinâmicas, parecem ter dado frutos imediatos, uma vez que Russell superou os Ferrari e McLaren—duas equipas que têm sido uma competição difícil nas corridas recentes.

Com Russell a partir do P2 e Hamilton ansioso para lutar pelo seu lugar na frente, a dupla da Mercedes será uma a ter em conta tanto na corrida Sprint como no evento principal de domingo. Mas com apenas seis corridas restantes na temporada de 2024, a pressão sobre a equipa está a aumentar para converter este novo ritmo em pódios, senão em vitórias.

À medida que os pilotos se preparam para a Sprint de sábado, todas as atenções estarão voltadas para saber se a Mercedes conseguirá manter esta forma e, mais importante, se conseguirá levar este ímpeto até ao fim de semana de corrida completo. Max Verstappen pode ter a pole por agora, mas com Russell logo ao seu lado e Hamilton a espreitar no pelotão intermédio, a batalha em Austin está longe de estar terminada.