A aposta da Ferrari no Grande Prémio de Espanha com uma atualização significativa saiu pela culatra de forma espetacular, deixando o SF-24 a saltar descontroladamente em curvas de alta velocidade. As novas peças, muito aguardadas e concebidas para aumentar o desempenho, em vez disso tornaram a vida de Charles Leclerc e Carlos Sainz na pista miserável, com o salto a tornar o carro quase incontrolável. A confiança na cabine foi destruída, e a Ferrari teve de se apressar a reverter para uma especificação de piso mais antiga apenas para recuperar a estabilidade.
A repentina falha enviou os engenheiros da Ferrari, liderados pelo especialista em desempenho sénior Jock Clear, de volta à prancheta. Clear recentemente explicou a tarefa assustadora que a Ferrari — e todas as outras equipas — enfrenta ao introduzir atualizações. “Nunca se sabe verdadeiramente como uma peça se comportará até que chegue à pista,” comentou, destacando como até mesmo pequenos ajustes podem ter enormes consequências não intencionais.
Virando o Jogo: A Ferrari Supera os Problemas de Salto
Após semanas de confusão, parece que a Ferrari finalmente conseguiu lidar com os seus demónios do salto. Os últimos ajustes parecem ter suavizado o problema, permitindo à equipa concentrar-se em oferecer um desempenho competitivo nas próximas corridas de F1. Como resultado, a Ferrari está a trazer uma última atualização para o Grande Prémio de Austin antes de voltar a sua atenção para 2025.
Mas não se deixe enganar pelas águas mais calmas—o diretor da equipa, Frédéric Vasseur, já deixou claro: Austin é a última oportunidade da Ferrari para atualizações esta temporada. Falando no Grande Prémio de Singapura, Vasseur reconheceu que a equipa já está a olhar para o futuro. “Começámos o desenvolvimento do próximo carro,” confirmou, antes de acrescentar que cada atualização restante na grelha pode ser crucial.
Num campeonato de F1 onde as margens se tornaram extremamente estreitas, Vasseur sabe que cada fração de segundo conta. “As últimas quatro, cinco, seis corridas têm sido muito apertadas. Uma única atualização pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.”
A Última Aposta da Ferrari Antes da Mudança de 2025
A Ferrari ocupa atualmente o terceiro lugar no Campeonato de Construtores de 2024, com 441 pontos, a 34 da Red Bull e a 75 da McLaren. Com o título a escapar cada vez mais, o foco está a mudar para uma estratégia a longo prazo. A atualização de Austin pode ser o último suspiro de 2024, mas Vasseur e a sua equipa estão claramente a definir as suas metas para um ressurgimento em 2025.
A última atualização da Ferrari em Austin será suficiente para reduzir a diferença? Ou o foco da equipa no próximo ano deixará a equipa vulnerável enquanto a temporada atual se aproxima do fim? Uma coisa é certa: a montanha-russa da Ferrari ainda não acabou.