As regras de corrida da Fórmula 1 podem sofrer uma revisão drástica antes do final da temporada de 2024, após um intenso escrutínio e críticas às regulamentações recentes, após o controverso Grande Prémio dos Estados Unidos. À medida que os pilotos expressaram as suas frustrações durante a abertura do fim de semana do GP do México na quinta-feira, o impulso por reformas ganhou força, culminando numa acesa reunião de pilotos da F1 na sexta-feira.

Loic Bacquelaine, o comissário de continuidade tanto no México como em Austin, liderou as discussões sobre o que muitos consideram diretrizes de corrida desatualizadas ou vagas. Bacquelaine e representantes da FIA reconheceram a necessidade de clarificar estas regras, que ainda estão numa fase experimental e se espera que entrem formalmente no Código Desportivo Internacional em 2025. No entanto, a pressão para abordar as questões mais cedo colocou o Qatar no calendário como um possível local para decidir e acelerar estas alterações.

Os principais pontos em debate incluem o endurecimento das regras sobre o comportamento dos pilotos em defesa, especificamente quando um carro em defesa sai da pista para manter uma posição, como foi o caso de Max Verstappen em Austin. Embora as diretrizes atuais proíbam de forma geral “sair da pista e ganhar uma vantagem”, a ausência de uma estipulação clara no contexto de “ultrapassagem por fora” criou ambiguidade. Esta falta de clareza alimentou pedidos para a introdução de penalizações mais severas, com alguns a sugerirem que tanto Verstappen como Lando Norris deveriam ter recebido penalizações de 10 segundos para abordar o incidente.

A pressão por mudanças nas regras também se concentra em melhorar os limites de pista e a compreensão da posição do carro nas curvas, especialmente nos casos de ultrapassagens por dentro em comparação com por fora. Além disso, os pilotos estão a pedir mais dissuasores físicos, como faixas de cascalho, para desencorajar as violações dos limites de pista, semelhante ao que acontece na Áustria, mas a implementação de tal dissuasor na Curva 12 de Austin é complicada pelo design da pista.

Em discussões pendentes com a FIA, a Comissão de Monopostos e a Associação de Pilotos de Grandes Prémios, as diretrizes revistas poderão ser adotadas imediatamente após a reunião do Qatar, potencialmente reformulando as corridas finais da temporada.