Desde o seu lançamento, em 2004, o Tucson é um dos SUV de maior sucesso na Europa com 1,4 milhões de unidades vendidas no Velho Continente e sete milhões a nível mundial. O novo modelo recebeu ligeiras atualizações estéticas com os designers a preferirem desenvolver as funcionalidades tecnológicas, a conectividade, e reforçar os sistemas de segurança. No exterior os para-choques foram redesenhados, agora encontramos luzes diurnas maiores, jantes de liga leve renovadas e há novas opções de cores.

Já quando entramos no interior do Tucson salta imediatamente à vista o novo painel de instrumentos, assim como uma ampla zona para colocar o telemóvel, copos ou garrafas de água, junto ao apoio central do braço. O volante deixa de ter o logotipo da marca. Espaço, conforto e funcionalidade para todos os ocupantes. Os bancos traseiros podem ser rebatidos numa proporção de 4:2:4 com o premir de um botão situado na bagageira que tem uma capacidade de 620 litros. Existem diversos locais para guardar pequenos objetos no interior do habitáculo.

O Tucson está mais digital. Apresenta um sistema de infoentretenimento com um menu mais intuitivo e gráficos melhorados. O Connected Car Navigation Cockpit combina um painel de instrumentos digital e um ecrã tátil de Ino entretenimento, ambos de 12,3 polegadas, unidos entre si.

Atualizações online são o futuro

São muitos os fabricantes de automóveis que já permitem que as atualizações de software sejam feitas de forma remota online. Desta forma, no caso do Tucson, é possível aceder a serviços de planeamento de rotas em tempo real, informações sobre moradas, estacionamento, nomes de POI (pontos de interesse), ligações multimédia ao telemóvel que permitem abrir e fechar o carro utilizando a aplicação Bluelink, incluindo músicas da Amazon Music, Spotify, entre outras.

 Mais conforto e segurança ao volante

O Tucson possui uma suspensão controlada eletronicamente, e isso faz diferença quando conduzimos o novo modelo em estrada. Maior conforto, direção mais precisa e eficaz, assim como um comportamento mais estável em curva. Através do ‘Mode Select’, os condutores podem selecionar os modos Eco, Normal ou Sport, dependendo das suas preferências de condução. Em destaque está também o Controlo de Estabilidade de Ventos Cruzados - que atua contra os ventos fortes quando se conduz a velocidades mais elevadas - aplicando uma travagem parcial e controlo do binário da direção, para melhorar a estabilidade da condução. O equipamento de conforto e segurança está em bom plano e inclui controlo climático de três zonas e bancos dianteiros aquecidos. Destaque, ainda, para o airbag central para evitar colisões entre os passageiros da frente, em caso de acidente. No total são sete airbags.

Com mais variantes eletrificadas nesta geração, a gama de motores é composta pela variante a gasolina 1.6 T-GDI com 158 CV de potência (também com mild hibrid 48V), híbrida 1.6 T-GDI HEV com 215 CV e 1.6 T-GDI PHEV com 248 CV de potência combinada (motor elétrico 72 kW e bateria de 13,8 kW). A versão Diesel 1.6 CRDi estará disponível no primeiro trimestre de 2025. Os níveis de equipamento são apenas dois – Premium e Vanguard nas motorizações a gasolina, com preço a partir de 35.180€. No caso das versões híbridas (HEV) o nível de equipamento Vanguard está à venda a partir de 45.500€, e, e-Vanguard nas versões plug-in híbridas (PHEV), com preço a partir de 48.900€. Estes preços não incluem as despesas administrativas e pintura metalizada.

Ficha Técnica

Hyundai Tucson 1.6-litros T-GDI PHEV

Gasolina 1.6-litros T-GDI PHEV
Potência combinada: 248 CV
Motor elétrico: 72 kW
Binário: 367 Nm
Transmissão: Automática 6 velocidades
Velocidade máxima: 186 km/h
Capacidade da bateria: 13,8 kWh
Capacidade bagageira: 546 litros
Preço: 48.900€ (versão Plug-in)