O presidente da Toyota, Akio Toyoda, abriu-se sobre o seu arrependimento de longa data em relação à decisão da empresa de se retirar da Fórmula 1 em 2009, citando o desejo de “inspirar as crianças japonesas” através do renovado envolvimento da Toyota no desporto, por meio de uma aliança técnica com a Haas F1.

O gigante automóvel japonês entrou na F1 pela primeira vez em 2002, estabelecendo uma equipa de fábrica a um grande custo. Ao longo de oito temporadas, os esforços da Toyota resultaram em 13 pódios, mas a equipa nunca conquistou uma vitória em corrida. A crise financeira global de 2008 levou a Toyota a sair do desporto, uma decisão que Toyoda, então presidente da empresa, agora reflete com arrependimento.

“Sou a Pessoa que Saiu da F1”

“Todos querem conduzir os carros mais rápidos do mundo,” admitiu Toyoda. “Dito isto, sou a pessoa que saiu da F1.”

Num depoimento sincero, Toyoda expressou o seu arrependimento pessoal pela decisão, que sentiu ter bloqueado o caminho dos jovens pilotos japoneses para competir no auge do desporto motorizado. Ele reconheceu a paixão que ainda arde dentro dele pelo desporto, mesmo depois de 15 anos desde a retirada da Toyota.

“Ouso acrescentar que ainda acredito que a minha decisão como presidente da Toyota de me retirar da F1 não foi errada,” disse ele, defendendo a sua escolha à luz dos desafios económicos da época. No entanto, Toyoda enfatizou que o seu objetivo agora é reacender os sonhos dos jovens japoneses através do envolvimento da Toyota com a Haas F1.

O Regresso da Toyota: Parceria com a Haas para Potenciar Talento Japonês

Através da Toyota Gazoo Racing, a empresa estabeleceu uma aliança técnica com a Haas. A parceria permitirá que a Toyota ajude a Haas no desenvolvimento aerodinâmico, na fabricação e no trabalho de design. Além disso, os pilotos de desenvolvimento, engenheiros e mecânicos da Toyota serão integrados no programa de testes da Haas, proporcionando-lhes experiência vital no ambiente da F1.

“Por favor, assegurem-se de que as manchetes de amanhã não dizem: ‘Toyota Finalmente Retorna à F1’,” enfatizou Toyoda. “Em vez disso, seria ótimo ver manchetes e artigos que inspirem as crianças japonesas a sonhar com a possibilidade de que elas, também, possam um dia conduzir os carros mais rápidos do mundo.”

Um Caminho para Futuras Estrelas Japonesas

A visão de Toyoda vai além do apoio técnico. Ele pretende criar um canal para o talento japonês, promovendo pilotos a partir de circuitos de karting locais através da escada de monolugares do país, preparando-os eventualmente para a Super Fórmula e a Fórmula 1. Ele destacou a ambição de ver um piloto da Super Fórmula ascender ao mais alto nível do desporto, com a Toyota a fornecer os recursos e oportunidades necessárias.

Atualmente, Ritomo Miyata da Toyota Gazoo Racing compete na FIA Fórmula 2 com a Rodin, enquanto Ryo Hirakawa, um Campeão Mundial de Endurance da FIA, atua como piloto reserva da McLaren. Estes pilotos representam os primeiros passos do renovado esforço da Toyota para trazer talento japonês para o primeiro plano do automobilismo internacional.

Com a parceria com a Haas, a Toyota pretende construir uma ponte entre as séries de corridas domésticas do Japão e o palco global da Fórmula 1, assegurando que o país continue a ser uma presença formidável no mundo do automobilismo.