O diretor da equipa McLaren, Andrea Stella, apelou à FIA para reconsiderar as atuais diretrizes de corrida da Fórmula 1, após uma batalha controversa entre Max Verstappen e Lando Norris durante o Grande Prémio dos Estados Unidos. O incidente ocorreu quando Verstappen ultrapassou Norris no início da corrida, forçando ambos os pilotos a sair da pista na Curva 1, e mais tarde defendeu a sua posição de forma semelhante na Curva 12, com Norris a tentar passar por fora.
Stella reconheceu que o primeiro incidente foi considerado um incidente da volta de abertura pelos comissários, mas acredita que os atuais padrões de condução deixam margem para ambiguidade. Expressou preocupações sobre a interpretação das diretrizes de corrida, particularmente a regra “à frente na curva”, que considera não ser o fator mais relevante ao considerar manobras de ultrapassagem.
“Acho que a regra ‘à frente na curva’ em relação à interpretação da manobra de ultrapassagem não é o mais relevante,” disse Stella. “Max está apenas a ir em linha reta, não dando qualquer oportunidade a Lando para completar a manobra.”
Stella também levantou preocupações sobre as táticas de condução defensiva de Verstappen, sugerindo que este frequentemente utiliza esta técnica para forçar ambos os carros para fora da pista, o que não deixa espaço para uma ultrapassagem limpa. Apontou que a interpretação da McLaren sobre o incidente é drasticamente diferente da dos comissários.
A controvérsia foi ainda mais alimentada quando Norris recebeu uma penalização de cinco segundos por ter saído da pista e ganho uma vantagem, o que o afastou do pódio. Stella criticou a FIA por ter tomado uma decisão rápida sem discutir o incidente com os pilotos envolvidos, especialmente uma vez que ocorreu no final da corrida entre dois candidatos ao campeonato.
“Estou surpreendido que os comissários nem sentiram a necessidade de discutir com os pilotos após a corrida,” disse Stella. “Onde está a urgência para interferir no resultado de uma corrida… só porque têm de tomar a decisão em 60 segundos? É uma interrogação que penso que os comissários deveriam encarar de forma construtiva.”
Embora a McLaren não possa apelar da decisão, Stella pediu à FIA que analisasse o incidente para melhorar a supervisão das corridas no futuro. Ele enfatizou que uma revisão minuciosa poderia ajudar a criar diretrizes mais claras e a prevenir disputas semelhantes no futuro.
“A decisão não pode ser apelada, portanto para nós o assunto está encerrado,” disse ele. “Esperamos que a FIA e os comissários revisem o caso, para que no futuro tenhamos uma política melhor, uma melhor supervisão das corridas.”
Com o assunto agora resolvido, Stella e a McLaren estão a focar-se no próximo Grande Prémio do México, mas o incidente levantou questões mais amplas sobre a consistência e clareza das regras de corrida da Fórmula 1 e do processo de tomada de decisão da FIA.