A Fórmula 1 não é apenas sobre corridas de alta octanagem—também se trata das personalidades que habitam o paddock, incluindo os companheiros peludos de algumas das suas estrelas. Enquanto o bulldog de Lewis Hamilton, Roscoe, tem sido uma presença constante no paddock da F1, o campeão em título Max Verstappen levantou preocupações sobre o stress que isso pode causar ao amado cão.

A Advertência de Verstappen: “Não é Bom para um Cão”

Verstappen, que é pai de dois gatos Bengal, partilhou os seus pensamentos sobre o ambiente movimentado do paddock, alertando contra trazer animais de estimação para um ambiente tão energético.

“Não, mesmo que eu tivesse um cão, não gostaria que o cão viesse aqui [no paddock da F1] porque é muito stressante. Toda a gente querer tocar nele, não é bom para um cão,” disse Verstappen à Sportskeeda.

Roscoe, o companheiro constante de Hamilton desde 2013, é conhecido pela sua dieta vegan e pelas frequentes viagens com o campeão mundial por sete vezes. No entanto, 2024 revelou-se desafiador para o bulldog de 11 anos, que enfrentou problemas de saúde apesar dos cuidados meticulosos de Hamilton. Os comentários de Verstappen sublinham as preocupações de que a agitação do paddock possa ser demasiado avassaladora para os animais de estimação.

Hamilton e Roscoe: Rumo a Maranello

À medida que Hamilton faz a transição para a Ferrari em 2025, tanto ele como Roscoe irão embarcar numa nova fase. Hamilton está prestes a estrear-se de vermelho ainda este mês, enquanto a Scuderia se prepara para uma temporada de alto risco, após ter terminado em terceiro lugar no Campeonato de Construtores de 2024.

Vantagem Tática da Red Bull com a Falta de Título de Construtores

Enquanto Verstappen garantiu o seu quarto Campeonato de Pilotos em 2024, a falha da Red Bull em conquistar o título de Construtores trouxe uma surpreendente vantagem. Sob o sistema de Permissão de Testes Aerodinâmicos (ATA) da FIA, as equipas que terminam mais abaixo na classificação recebem mais recursos para desenvolvimento. Ao classificar-se em segundo, a Red Bull ganha 80% do tempo base de túnel de vento em 2025, em comparação com os 70% que teriam recebido como campeões.

O próprio Verstappen reconheceu esta vantagem inesperada:

“Temos, suponho, um ponto positivo. Ganhámos o de Pilotos, não ganhámos o de Construtores, então ganhámos um pouco de tempo de túnel de vento. De certa forma, talvez isso seja positivo.”

Com uma reestruturação regulatória sísmica à vista em 2026, a utilização eficiente destes recursos será fundamental. A Red Bull, a Ferrari e outras equipas de topo já estão a traçar estratégias para dominar a próxima era da Fórmula 1.

Perspectivas: Amigos Peludos e Futuros na F1

Enquanto Hamilton se prepara para a sua estreia na Ferrari e Verstappen mira uma maior dominação, Roscoe poderá ter de ficar de fora da caótica vida no paddock em favor de dias mais tranquilos. À medida que a F1 avança para uma temporada repleta de competição, até mesmo as suas dinâmicas fora das pistas—sejam relacionadas com animais de estimação ou regulamentos—prometem intriga e drama.