Xavier Marcos, o ex-engenheiro de corrida da Fórmula 1 para Charles Leclerc, foi nomeado como o novo Diretor Técnico do programa LMDh da Cadillac, sinalizando uma mudança significativa nas ambições da fabricante em corridas de automóveis desportivos de topo. Marcos traz anos de experiência em engenharia de motorsport para os esforços da Cadillac no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e no Campeonato IMSA SportsCar.


Da F1 às Corridas de Endurance

Marcos, que foi engenheiro de corrida de Leclerc na Scuderia Ferrari de 2019 até o Grande Prémio da Emilia Romagna em 2024, agora liderará a engenharia, o desempenho do carro e o desenvolvimento do carro de corrida V-Series.R da Cadillac. Após a transição para um papel diferente na Ferrari sob a liderança de Frederic Vasseur, a mudança de Marcos para a General Motors marca um capítulo significativo na sua carreira.

Marcos começou a sua jornada no motorsport na Fórmula 1 com passagens pela HRT e Williams Racing como engenheiro de desempenho. Mais tarde, aventurou-se na NASCAR, trabalhando como Engenheiro Chefe de Corrida para a Richard Childress Racing de 2015 a 2017, antes da sua passagem de sete anos pela Ferrari.


Uma Nova Era para o Programa LMDh da Cadillac

O programa LMDh da Cadillac faz parte do esforço do fabricante para competir ao mais alto nível nas corridas de resistência. O programa inclui entradas apoiadas pela fábrica com JOTA no FIA WEC, incluindo as prestigiadas 24 Horas de Le Mans, assim como Wayne Taylor Racing e Action Express Racing na IMSA.

A liderança de Marcos é esperada para melhorar o desempenho do V-Series.R, que conta com um motor V8 naturalmente aspirado de 5.5 litros acoplado a um sistema híbrido Bosch. O carro representa o esforço da Cadillac para se manter competitiva na exigente categoria LMDh.


Reestruturação da Liderança na Cadillac

A nomeação de Marcos como Diretor Técnico faz parte de uma reestruturação mais ampla dentro da equipa de liderança da LMDh da Cadillac. Keely Bosn assumiu o cargo de Gestor do Programa LMDh, supervisionando os aspectos operacionais do projeto. Entretanto, Sean O’Shea, na nova função de Gestor de Propulsão, irá gerir o sistema de propulsão híbrido, garantindo que o V-Series.R ofereça um desempenho ótimo.


Calendário de Corridas da Cadillac para 2025

A temporada de 2025 começa com as 24 Horas de Daytona a 25-26 de janeiro, marcando o início do Campeonato IMSA SportsCar. A campanha da Cadillac no WEC começará a 28 de fevereiro com os 1812 km do Qatar, a ronda de abertura do FIA WEC. A equipa também irá lutar pela glória nas 24 Horas de Le Mans, uma das corridas de resistência mais icónicas do automobilismo.


O Caminho a Seguir

A transição de Marcos da F1 para as corridas de resistência traz uma vasta experiência técnica e uma perspetiva única para os esforços da Cadillac no LMDh. O seu historial de trabalho com equipas e pilotos de elite posiciona-o como uma figura chave nas ambições do fabricante de dominar a cena global das corridas de resistência.

Com Marcos à frente, o projeto V-Series.R da Cadillac parece preparado para enfrentar os desafios das corridas de resistência modernas, enquanto solidifica o seu lugar entre os principais concorrentes do mundo.