As repercussões da reprimenda a Max Verstappen por ter proferido palavrões durante o Grande Prémio de Singapura geraram um amplo debate no paddock da Fórmula 1. O diretor da McLaren, Andrea Stella, interveio, insistindo que os pilotos têm o dever de manter a compostura, especialmente ao interagir com a mídia.
O comentário repleto de palavrões de Verstappen durante uma conferência de imprensa levou a uma ação da FIA, que ordenou ao atual Campeão do Mundo que realizasse trabalho de “interesse público” como penalização pelo seu comportamento. Esta medida seguiu-se à recente decisão da FIA de endurecer a postura em relação a comportamentos inadequados, especialmente no que diz respeito ao uso de linguagem ofensiva, conforme delineado no Código Desportivo da FIA revisto.
Enquanto Verstappen reagiu chamando as regras de “brandas” e “estúpidas”, optando até por restringir as suas palavras em eventos de imprensa subsequentes, Stella adotou uma postura mais ponderada. Reconheceu a pressão emocional que os pilotos enfrentam no calor da competição, mas enfatizou a importância de manter o profissionalismo em fóruns públicos.
“Há uma distinção entre proferir palavrões enquanto se conduz e fazê-lo fora do carro,” explicou Stella. “No calor da competição, os pilotos estão sob uma pressão imensa, e uma palavra menos adequada pode escapar. Os bips geralmente tratam disso nas transmissões.”
No entanto, Stella foi claro sobre o comportamento dos pilotos fora do carro: “Ao participar de eventos de mídia ou interagir com o público, devemos ser responsáveis. Como pilotos, eles são modelos a seguir, e com a sua fama vem a responsabilidade de dar um bom exemplo.”
Stella destacou a influência mais ampla da Fórmula 1, sublinhando a importância de utilizar a plataforma para mensagens positivas. “A Fórmula 1 tem o poder de influenciar milhões de pessoas. Porque não usar essa influência para o bem? Mesmo algo tão simples como a forma como os pilotos falam pode dar um exemplo de respeito e profissionalismo.”
Concluiu apoiando a aplicação das regras de linguagem pela FIA, mas expressou esperança de que os pilotos se mantenham a um padrão mais elevado. “Idealmente, os concorrentes deveriam auto-regular estes padrões, mas se a FIA precisar intervir, então é uma medida necessária.”
O incidente reacendeu o debate sobre a conduta dos pilotos e o equilíbrio entre a emoção crua e as responsabilidades que vêm com ser uma figura pública. À medida que Verstappen enfrenta a sua penalização, a conversa em torno do comportamento e da linguagem na Fórmula 1 continua a ganhar força, com muitos no desporto a pedirem um foco renovado no profissionalismo.