A dominância da Red Bull na Fórmula 1 sofreu um golpe severo durante o Grande Prémio de Itália em Monza, um fim de semana que o chefe da equipa, Christian Horner, chamou de “ponto baixo” para os campeões em título. Foi um contraste marcante para uma equipa que parecia pronta para conquistar mais um conjunto de títulos, já que Max Verstappen somou sete vitórias nas primeiras 10 corridas. Mas com a competitividade da Red Bull a evaporar-se, a equipa agora encontra-se em território desconhecido.

Verstappen, outrora intocável, enfrentou uma frustrante sequência de oito corridas sem vencer—o seu pior resultado desde 2020. Os problemas da equipa abriram a porta à McLaren, que agora lidera o Campeonato de Construtores, capitalizando a súbita queda da Red Bull. A sexta posição de Verstappen em Monza, onde lutou com um “monstro” RB20 devido a problemas de equilíbrio, marcou o ponto mais baixo da temporada.

Horner, no entanto, vê Monza como um ponto de viragem. O GP de Itália expôs falhas críticas na estratégia de desenvolvimento da equipa, que ele acredita que estão agora a ser abordadas. “Já podíamos ver os problemas, mas acho que o que Monza realmente expôs foi talvez algumas das causas raízes, ou ajudou a identificar a causa raiz do problema,” explicou Horner. “Portanto, estou a encarar Monza como o ponto baixo e estamos a começar a construir a partir disso.”

Sinais de recuperação surgiram desde Monza, com Sergio Perez a mostrar potencial para pódio e Verstappen a conseguir uma surpreendente segunda posição em Singapura. As melhorias são encorajadoras, mas Horner reconhece que ainda há uma lacuna considerável a fechar. Em Singapura, Verstappen ficou a 22 segundos de Lando Norris da McLaren nas primeiras fases da corrida. A equipa está agora a correr contra o tempo para trazer atualizações críticas para o carro antes do Grande Prémio de Austin.

“Quando consideramos onde estávamos há algumas semanas, acho que fizemos um progresso real,” disse Horner. “Temos uma veia de desenvolvimento e compreendemos alguns dos problemas com o carro. Acho que estamos a começar a abordá-los.”

A equipa de desenvolvimento da Red Bull em Milton Keynes está preparada para um calendário exigente, com “muitas noites tardias” planeadas enquanto trabalham para fechar a lacuna. Apesar de a McLaren atualmente deter o estatuto de carro de referência, Horner mantém-se confiante. “Temos as pessoas e a capacidade para fazer isso,” insistiu.

As apostas são altas enquanto a Red Bull luta para recuperar a sua dominância. Com seis corridas restantes e Verstappen a segurar uma vantagem de 52 pontos sobre Norris, Horner é categórico de que o campeonato ainda está nas suas mãos. “Vamos lutar até ao fim do campeonato,” prometeu. “Com muitas corridas, muitos pontos em jogo, ainda há muita corrida pela frente.”

Com as duas últimas tríplices a aproximarem-se, a campanha da Red Bull encontra-se numa encruzilhada crítica. A promessa da equipa de “noites tardias” demonstra a sua determinação em mudar a situação, mas apenas o tempo dirá se conseguem salvar a temporada ou se o desastre de Monza foi o início da sua queda.