O piloto da Richard Childress Racing, Kyle Busch, falou sobre a sua saída dramática da Joe Gibbs Racing (JGR) em 2022, revelando que foi um fator importante nas atuais “guerras de charter” da NASCAR. A temporada de 2024 tem sido tensa, enquanto as equipas e a NASCAR lidam com os acordos de charter de 2025-2031. As tensões aumentaram quando equipas como a 23XI Racing e a Front Row Motorsports—que se abstiveram de assinar os novos contratos—processaram a NASCAR, alegando práticas monopolistas e contestando a distribuição de receitas.

Segundo Busch, a sua saída da JGR em 2022, após a M&M’s ter deixado de ser o patrocinador principal, destacou os desafios que as equipas da NASCAR enfrentam para garantir patrocínios estáveis e de alto perfil. “Eu fui meio que o catalisador deste processo do que está a acontecer nos acordos de charter,” disse Busch. “Quando estava na Joe Gibbs Racing, perdemos o nosso patrocinador principal M&M’s, e fiquei sem emprego porque não conseguimos encontrar um patrocinador substituto.”

Na mesma entrevista, Busch destacou a saúde financeira mais fraca da NASCAR em comparação com outros desportos. Embora tenha elogiado a NASCAR como um “grande desporto familiar” com redes de apoio únicas, reconheceu conflitos internos que, como desavenças familiares, às vezes se transformam em grandes disputas. “Outros desportos estão saudáveis. Eles estão muito mais saudáveis do que o nosso,” afirmou. “Temos estas oportunidades de apoiar uns aos outros… Mas, como a maioria das famílias, às vezes eles brigam.”

A temporada de 2024 de Busch tem sido difícil, com a RCR a lutar para encontrar um ritmo competitivo. Reflectindo sobre o ano, ele admitiu: “Houve alguns bons momentos… mas muitos dos momentos maus ou das corridas em que não fomos tão fortes, não conseguimos os resultados que desejávamos.” Agora, ele está a preparar-se para um 2025 mais forte, sabendo que a RCR tem uma difícil pré-temporada pela frente se quiser voltar à vitória.

As reflexões de Busch sublinham as dificuldades contínuas da NASCAR com a estabilidade de patrocínios e questões de charter—dois fatores que podem remodelar o panorama do desporto. Se Busch e a RCR conseguirão dar a volta à situação na próxima temporada, permanece por ver, mas a determinação do veterano da RCR em ter sucesso em 2025 é inegável.