
A cadeira da Red Bull ao lado de Max Verstappen tem sido há muito percebida como uma posição precária, com inúmeros pilotos a falharem em igualar o nível de desempenho da maravilha holandesa. Liam Lawson, o ocupante mais recente do segundo lugar na Red Bull, parece estar a seguir o mesmo caminho dececionante.
Nas últimas temporadas, Pierre Gasly, Alexander Albon e Sergio Perez tiveram todos dificuldades em apresentar desempenhos consistentes ao lado de Verstappen. Indicações iniciais sugerem que Lawson, que conquistou a sua passagem pela Red Bull com desempenhos impressionantes para os Racing Bulls em 2024, pode ser o próximo nome a ser adicionado à lista de companheiros de equipa sem sucesso. O início da temporada de 2025 para o neozelandês tem sido nada menos que desastroso.
A série de erros de Lawson e a sua persistente falta de velocidade mantiveram-no afastado de marcar pontos para a equipa, enquanto Verstappen tem estado consistentemente a lutar na frente do pelotão. Apesar de ter, indiscutivelmente, o piloto e o carro mais rápidos nas suas fileiras, a Red Bull conseguiu apenas garantir o terceiro lugar nos últimos dois Campeonatos de Construtores.
A Red Bull não precisa de um piloto que consiga consistentemente superar Verstappen, mas sim de um que consiga acompanhá-lo. As performances de Verstappen nesta temporada têm sido louváveis, com um segundo e um quarto lugar, enquanto Lawson teve um DNF e um menos impressionante 12º lugar no Grande Prémio da China. O resultado, embora parecendo decente, foi impulsionado devido a desqualificações pós-corrida de três carros colocados mais acima.
No entanto, a questão surge: Será que Verstappen é o culpado por estas dificuldades?
Uma teoria que está a ganhar força, apoiada pelos comentários dos pilotos, sugere que Verstappen pode ser tanto a bênção quanto a maldição da Red Bull. As suas habilidades excecionais como quatro vezes campeão mundial permitem-lhe navegar pelos vários problemas que afligem o carro da Red Bull.
O carro da Red Bull tem uma ‘janela’ de desempenho de pico muito específica. Verstappen, com a sua compreensão íntima do carro e da equipa, consegue frequentemente encontrar esta ‘janela’. No entanto, para o segundo piloto, que não tem o carro construído à sua volta, localizar esta ‘janela’ torna-se uma tarefa quase impossível. A falha em fazê-lo resulta em desempenhos fracos ou acidentes, erodindo a confiança e desencadeando um ciclo de subdesempenho que muitas vezes termina em substituição.
Isto sugere que trocar Tsunoda por Lawson pode não ser a solução que a Red Bull procura. Eles podem passar por quantos mais jovens pilotos desejarem, mas o resultado provavelmente permanecerá o mesmo. Porque é que a Red Bull iria mudar a fórmula de um carro que consistentemente entrega campeonatos mundiais com um piloto ao leme?
Perez uma vez confidenciou: “Sentiria-me confortável no carro, mas ele seria mais lento.” Albon, numa aparição no High Performance Podcast no final de 2023, discutiu o seu tempo na Red Bull. Ele explicou que o estilo de condução agressivo de Verstappen não deixa espaço para outro piloto ter sucesso naquele carro. À medida que o carro se torna mais afiado, a diferença aumenta para o segundo piloto, levando a uma maior tomada de riscos e acidentes, empurrando-os ainda mais para trás.
Lawson ele próprio ecoou este sentimento na China, afirmando: “A janela do carro é extremamente pequena. Não consigo encontrá-la. É por isso que não tenho 100% de confiança no carro. Falta-me tempo para entender melhor o carro.”
Rumores começaram a circular de que a passagem de Lawson na Red Bull pode estar a chegar ao fim. Se isso acontecer, Yuki Tsunoda seria o candidato mais provável a subir dos Racing Bulls para fazer par com Verstappen. Apesar da equipa ser conhecida pela sua falta de piedade, este movimento pode parecer chocante, especialmente considerando a indulgência que mostraram para com Perez. No entanto, como o diretor da equipa Helmut Marko afirmou recentemente: “Para nós, o que importa é o desempenho.”
Parece plausível que o desempenho de Lawson continue a descer. No entanto, substituí-lo por outro piloto pode não trazer os resultados desejados para a Red Bull. Até que desenvolvam um carro que seja mais acolhedor a diferentes estilos de condução, este padrão é provável que persista. Mas com Verstappen a continuar a vencer, será que isso realmente os incomodaria?