Oscar Piastri conquistou uma vitória sensacional no Grande Prémio do Azerbaijão de 2024, ignorando um aviso do seu engenheiro de corrida, Tom Stallard, para ser paciente antes de realizar uma ultrapassagem ousada sobre Charles Leclerc que selou a sua segunda vitória na Fórmula 1.

Desde o momento em que as luzes se apagaram, Piastri teve Leclerc na sua mira. Ele pressionou forte nas voltas iniciais, acreditando que conseguir ar livre era a chave para a vitória. No entanto, a sua abordagem agressiva teve um custo nos seus pneus médios, deixando-o a 5,9 segundos de Leclerc quando parou nas boxes na volta 15. As voltas lentas de entrada e saída de Leclerc deram ao australiano uma segunda oportunidade, reduzindo a diferença depois de o piloto da Ferrari ter parado uma volta depois.

Apesar da análise da McLaren mostrar que Piastri tinha exagerado no uso dos seus pneus, Stallard instou o jovem piloto a adotar uma abordagem mais cautelosa na sua segunda stint com pneus duros, que precisavam de durar 36 voltas até ao fim. Mas Piastri, sentindo que a sua oportunidade estava a escapar, desconsiderou o conselho. Na volta 20, ele fez uma manobra de alto risco para assumir a liderança de Leclerc — uma manobra que, no final das contas, lhe garantiu a vitória.

“Senti um pouco de pena do meu engenheiro de corrida porque basicamente tentei fazer isso na primeira stint e queimei completamente os meus pneus,” admitiu Piastri. “O meu engenheiro veio pelo rádio e disse: ‘Não vamos fazer isso novamente,’ e eu ignorei completamente na volta seguinte e mandei para dentro.”

A ousada decisão de Piastri valeu a pena, mas a batalha estava longe de estar decidida. Leclerc manteve-se perto, pressionando o piloto da McLaren durante o restante da corrida. Piastri reconheceu que ultrapassar Leclerc era apenas parte do desafio — manter a liderança era igualmente difícil.

“Eu sabia que entrar na liderança seria, digamos, 40 por cento do trabalho, mas mantê-la seria 60 por cento,” disse ele. “Tentar manter o Charles atrás foi incrivelmente stressante. Não podia cometer um único erro. Cometi alguns, mas felizmente, não foram grandes o suficiente para me custar.”

A vitória coroou uma forte sequência de forma para Piastri, que tem sido o piloto com mais pontos nas últimas 11 corridas. Os seus 25 pontos também ajudaram a McLaren a ultrapassar a Red Bull e a assumir a liderança no Campeonato de Construtores pela primeira vez em mais de uma década.

Refletindo sobre a sua vitória e o recente sucesso da McLaren, Piastri disse: “Não se deve apenas a mim. Tivemos um carro que tem sido muito rápido e consistentemente rápido em muitos locais. Hoje foi um daqueles dias em que não éramos necessariamente os mais rápidos, mas tínhamos um carro que nos podia colocar na luta. Tivemos trabalho em equipa que nos colocou na luta, e tudo acabou por compensar.”

Com esta vitória, Piastri estabeleceu-se firmemente como um candidato ao título e uma força a ter em conta na Fórmula 1.