A batalha pelo Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar tomou um rumo inesperado após uma penalização pós-corrida para o No. 6 Porsche Penske Motorsport 963 após a TireRack.com Battle on the Bricks em Indianápolis. A penalização, que retirou ao carro o terceiro lugar, resultou de um “problema processual” envolvendo modificações não autorizadas na fiação do veículo—um desenvolvimento que pode alterar a dinâmica à medida que se aproxima o confronto final da temporada em Motul Petit Le Mans.
A inspeção detalhada da IMSA revelou modificações na fiação que não estavam em conformidade com os procedimentos de homologação. Especificamente, o problema estava com uma fiação do lado direito do sidepod que alimenta o painel de luz do líder e o transponder no carro. Embora essas alterações não parecessem proporcionar qualquer vantagem competitiva, a violação foi suficiente para que a IMSA penalizasse o carro, movendo-o para o final do campo GTP. Esta penalização alargou significativamente a diferença de pontos entre o carro No. 6 de Mathieu Jaminet e Nick Tandy e os seus colegas de equipa No. 7, Dane Cameron e Felipe Nasr.
O diretor da equipa Porsche Penske Motorsport, Jonathan Diuguid, explicou que a violação da regra resultou de uma atualização para resolver erros da Rede de Área de Controlador (CAN) com os quais a equipa tinha lidado ao longo de 2023 e início de 2024. Ele enfatizou que, embora a alteração da fiação tenha resolvido esses problemas, a equipa não seguiu o procedimento de homologação adequado para a atualização, o que levou à infração.
“No final, o resultado foi que a IMSA descobriu que um procedimento de homologação não tinha sido seguido,” disse Diuguid. “Os regulamentos são claros e, embora tenha sido decepcionante, respeitamos plenamente o papel da IMSA na aplicação das regras.”
O impacto da penalização alterou drasticamente a classificação de pontos. A caminho da corrida final da temporada em Road Atlanta, Cameron e Nasr têm uma vantagem de 124 pontos sobre os seus companheiros de equipa Tandy e Jaminet. A equipa No. 01 Cadillac Racing V-Series.R, composta por Renger van der Zande e Sebastien Bourdais, está agora a apenas 40 pontos do No. 6, com uma verdadeira oportunidade de os ultrapassar para o segundo lugar na classificação geral.
Diuguid reconheceu que a penalização não altera muito a estratégia geral da equipa, dado que o No. 7 já estava a liderar o campeonato, mas oferece novas oportunidades para perseguir agressivamente o IMSA Michelin Endurance Cup (IMEC). A equipa pode assumir riscos calculados em termos de estratégia de corrida, como permanecer mais tempo fora durante os intervalos-chave da corrida para capturar valiosos pontos de resistência, mesmo à custa da posição final da corrida do No. 6.
“Vamos definitivamente tentar capturar todos os campeonatos possíveis,” afirmou Diuguid. “Esse é o nosso objetivo.”
À medida que o Petit Le Mans se aproxima, os efeitos da penalização serão sentidos por todo o pelotão. Com a luta pelo campeonato a apertar, as estratégias serão fundamentais, e a final da temporada promete um grande drama enquanto as melhores equipas lutam por cada ponto. A Porsche Penske Motorsport estará sob intensa vigilância enquanto tenta garantir tanto o campeonato geral como o Endurance Cup, elevando ainda mais as apostas para o tão aguardado confronto em Road Atlanta.