O GP Solidário de Barcelona será no MotoGP uma ronda de muitas despedidas e alterações como é aliás sempre normal, no entanto o ano de 2024 terá algumas das movimentações de maior peso face ao que aconteceu em anos anteriores.

Primeiro há que referir naturalmente a mudança de Jorge Martín – que está na luta pelo título Mundial da categoria e com alguma margem para Pecco Bagnaia – para a Aprilia Racing, com o piloto a poder sagrar-se campeão com a Ducati mesmo antes de se mudar para outra fabricante italiana.

O espanhol de 26 anos tem 24 pontos de vantagem sobre Bagnaia quando estão em disputa 37, mas num ano que o atual duas campeão de MotoGP apelidou de ‘Mundial dos Erros’, a verdade é que tudo pode acontecer e acima de tudo é uma incógnita.

Uma outra mudança muito aguardada e que gera mais expectativas é a de Marc Márquez para a Ducati de fábrica, ele que depois do adeus à Honda em 2023 rumou e com muito sucesso à Gresini Racing, tendo conseguido ter um forte impacto no campeonato, e uma adaptação muito forte à Desmosedici. Prova disso é o terceiro lugar que ocupa na classificação com a moto de 2023, com mais um ponto do que Enea Bastianini com a moto de 2024, e cujo lugar irá «roubar» ao italiano.

E é precisamente Bastianini que espera uma das mudanças mais impactantes no próximo ano, uma vez que o #23 ruma à GASGAS Tech3, onde fará dupla com Maverick Viñales que de forma surpreendente, abandona a Aprilia Racing para rodar assim com a KTM naquela que será a sua quarta fabricante no MotoGP, depois da Suzuki (2015 e 2016), Yamaha (2017 a meados de 2021), e Aprilia (meados de 2021 até ao final de 2024). De referir que Viñales conseguiu vencer corridas com todas as fabricantes, o que deixa a questão no ar, será a KTM a próxima?

E é entre a KTM e a Aprilia que mais mudanças deverão existir quando se olha para as duas equipas de cada marca, a de fábrica e satélite.

A KTM mantém Brad Binder na equipa enquanto Pedro Acosta (GASGAS Tech3) toma o lugar de Jack Miller, enquanto a equipa de Hervé Poncharal terá dois pesos pesados da categoria: Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) e Maverick Viñales (Aprilia Racing), ambos vindos de equipas de fábrica.

A Aprilia Racing tem por sua vez tem uma equipa completamente revigorada dada a entrada de Jorge Martín (Pramac Racing), que pode chegar com o título Mundial da categoria, e terá ao seu lado Marco Bezzecchi (VR46 Racing Team), cumprindo assim o sonho da gestão da Noale em ter um piloto italiano a rodar com a equipa. Já a Trackhouse Racing mantém Raúl Fernández e recente Ai Ogura, recentemente sagrado campeão do mundo de Moto2, e diz adeus a Miguel Oliveira.

A Gresini Racing fica orfã de Marc Márquez mas recebe Fermín Aldeguer (Moto2), naquela que foi praticamente uma das primeiras confirmações de pilotos no que a 2025 diz respeito. O jovem de 19 anos teve uma época de altos e baixos mas já em 2023 havia sido algo de rumores para a grelha de 2024, numa movimentação que ficou confirmada cedo durante a atual temporada.

Álex Márquez mantém-se como piloto da equipa, tendo até renovado por mais dois anos com a estrutura satélite italiana e tem sido presença assídua no top dez.

Outra satélite da Ducati é a VR46 Racing Team que irá ter também novidades: Fabio Di Giannantonio será a estrela da equipa e o único piloto da grelha, além dos pilotos de fábrica a ter ao seu dispor a mais recente versão da Desmosedici, mostrando a confiança que a estrutura italiana tem no seu talento. Ao #49 junta-se Franco Morbidelli (Pramac Racing), que terá assim o seu segundo ano com a Ducati, e espera-se que desta vez corra tudo sem problemas já que Morbidelli começou a época com uma lesão que atrasou a sua adaptação à Desmosedici, no entanto gradualmente está a mostrar ser astuto e muito rápido.

A estrutura de Valentino Rossi perde assim novo piloto depois de em 2023 ter perdido Luca Marini para a Honda, e agora Marco Bezzecchi para a Aprilia.