Num reconhecimento sincero, o Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, expressou arrependimento pelos atrasos na abordagem dos desafios que enfrenta o Campeonato Mundial de Ralis (WRC) e delineou uma visão ousada para o futuro do desporto. Falando durante o dia de descanso do Rally Dakar na Arábia Saudita, Ben Sulayem refletiu sobre a sua jornada para “consertar a FIA” e as suas implicações para o palco global dos ralis.


Consertar a FIA para Salvar o WRC

Ben Sulayem, que ascendeu à presidência da FIA há dois anos, reconheceu que o seu foco na reestruturação da FIA pode ter deixado de lado uma ação imediata nos ralis.

“Peço desculpa,” disse ele, referindo-se ao atraso nas reformas. “Mesmo antes de me tornar presidente, já falávamos sobre isto. Estive muito ocupado a consertar a FIA. Se consertar a FIA e não consertar o WRC, não haverá WRC. Não haverá campeonato se a FIA não existir. Agora, sinto que posso dizer-vos que a casa está de volta. Consertei a casa, e estamos a consertar o WRC.”


Revolucionar as Regulamentações do WRC

Um dos desafios mais significativos que Ben Sulayem enfrentou foi o aumento do custo dos carros Rally1. Sob a sua liderança, o Conselho Mundial de Motorsport da FIA implementou mudanças regulamentares para tornar estes veículos mais acessíveis. Esta mudança visa atrair mais fabricantes e sustentar o lado empresarial do desporto motorizado.

“Estou a dizer-te,” afirmou Ben Sulayem, “em breve, a ousada decisão que tomámos para a regulamentação, verás os frutos. Sustentar o desporto motorizado é sustentar o negócio. As regulamentações têm de atrair fabricantes, mas trata-se de acessibilidade.”

Ele também abordou a controversa decisão de se afastar da eletrificação total, focando-se em combustíveis sustentáveis.

“Olha para o WRC—estava a tornar-se muito caro com a eletrificação. Tomei uma decisão ousada com o Conselho Mundial para remover a eletrificação e manter o combustível sustentável. Vamos alcançar os nossos objetivos com a sustentabilidade.”


Otimismo Crescente para o WRC e Rallycross

Apesar do número limitado de inscrições Rally1 para 2025—apenas 10, com metade a vir de um único fabricante—Ben Sulayem expressou otimismo em relação ao futuro do WRC. A colaboração melhorada entre a FIA e o Promotor do WRC tem sido um fator chave na sua confiança renovada.

“Não se pode apenas dar o contrato e deixá-los seguir. Não se pode deixar o promotor ao abandono. Temos de estar sempre a envolver-nos com eles,” explicou.

Olhando para o futuro, Ben Sulayem insinuou mudanças transformadoras para o World Rallycross (WRX), incluindo a nomeação de um novo promotor em março de 2025.

“Estamos otimistas agora, muito mais do que quando nos encontramos antes em 2022 ou 2023. Vocês verão grandes mudanças em março no WRX e no WRC,” disse ele.


Um Novo Capítulo Ousado para o Rali

A liderança de Ben Sulayem marca um ponto de viragem para a FIA e o seu compromisso com o rali. Ao abordar ineficiências estruturais e introduzir regulamentos rentáveis, ele visa garantir um futuro sustentável para o WRC e o WRX. Os seus esforços refletem uma ambição mais ampla de equilibrar a viabilidade comercial do desporto motorizado com a responsabilidade ambiental, assegurando o lugar do rali no palco global nos anos vindouros.