A primeira etapa do Rally Chile foi abruptamente cancelada devido a preocupações de segurança causadas por espectadores indisciplinados, criando um início dramático para o evento. Apesar da interrupção, os três primeiros pilotos—Thierry Neuville, Ott Tänak e Sébastien Ogier—conseguiram completar o teste, com Ogier a demonstrar a sua habilidade ao cronometrar um tempo impressionante que foi 9,1 segundos mais rápido do que os seus rivais.

O campeão do mundo em oito ocasiões, Ogier, que recentemente enfrentou uma multa suspensa de 30.000 euros pelas suas declarações controversas na Grécia, manteve-se reservado mas positivo após a sua deslumbrante performance. “Tudo bem, bom começo,” disse Ogier, mantendo os seus comentários breves enquanto tentava definir o tom para o rally.

Ott Tänak, a competir pela M-Sport Ford, foi o segundo mais rápido, terminando 1,4 segundos à frente do seu colega de equipa da Hyundai, Neuville. Enquanto Tänak pressionava forte, Neuville, que começou primeiro na estrada, adotou uma abordagem cautelosa, focando-se em preservar a sua liderança na classificação do campeonato.

Neuville Enfrenta Condições Difíceis

Neuville descreveu a etapa de abertura como “realmente desafiadora”, lutando com quase zero de aderência nas poeirentas estradas chilenas. No entanto, o piloto belga, determinado a manter a sua posição no campeonato, manteve-se impassível perante as condições complicadas. “Sabemos qual é o nosso objetivo,” comentou Neuville. “Não me atrevi muito lá dentro.”

Após a conclusão da etapa pelo trio líder, todos os restantes concorrentes foram instruídos a prosseguir pela etapa à velocidade de estrada, contornando o elemento competitivo devido ao caos entre os espectadores. Este incidente destaca os desafios contínuos de segurança no rali, enquanto os organizadores trabalham para garantir um ambiente seguro tanto para os pilotos como para os fãs.

Com o cancelamento a estabelecer um tom dramático, o Rally Chile promete ser um teste de habilidade, estratégia e compostura para os melhores pilotos de rali do mundo, enquanto navegam não apenas pelo terreno traiçoeiro, mas também pelas condições imprevisíveis fora da estrada.