Numa nova controvérsia em torno dos campeões reinantes da Fórmula 1, a Red Bull encontra-se sob escrutínio enquanto a FIA investiga alegações sobre o seu sistema de ajuste da altura de condução. As equipas rivais, particularmente a McLaren, levantaram preocupações de que a Red Bull poderia ter estado a alterar a altura de condução durante as condições de parc fermé, o que constituiria uma violação das regras do desporto.

Embora a FIA tenha esclarecido que nenhuma regra foi violada, selando o dispositivo de frente da Red Bull em Austin para maior segurança, o CEO da McLaren, Zak Brown, exigiu mais esclarecimentos. A insistência de Brown por uma investigação mais profunda não é surpreendente, dado a luta da sua equipa contra a Red Bull tanto no Campeonato de Construtores como na busca de Lando Norris por Max Verstappen no título de Pilotos.

Falando à Sky Sports F1, o diretor da equipa Red Bull, Christian Horner, contestou as alegações. “Cada carro tem uma ferramenta que pode ajustar a parte da frente do chão, conhecida como o bib,” explicou Horner. “O nosso está localizado na frente, à frente do espaço para os pés, e está lá há mais de três anos. Para aceder a ele, é necessário remover várias partes, incluindo os pedais, outros painéis e tubagens.”

Horner foi rápido a desmentir as alegações, enfatizando a complexidade de aceder ao dispositivo e comparando-o ao ajuste de outros componentes do carro. “É tudo parte do pacote na parte da frente do chassis,” disse ele, insistindo que o mecanismo não era nada de extraordinário.

Quando questionado sobre porque a FIA pediu o selamento do dispositivo, Horner lançou uma alfinetada à McLaren, especificamente a Zak Brown. “Acho que houve um pouco de queixume por parte de um dos nossos rivais,” disse ele de forma incisiva. “É trabalho da FIA investigar estas questões, e este componente em particular está disponível publicamente há três anos. A FIA está satisfeita com isso, provavelmente apenas a satisfazer alguma paranoia noutro lugar do paddock.”

Horner continuou, enfatizando que a Red Bull seguiu todas as regras à risca. “Podemos selar todas as articulações móveis do carro porque o parc fermé dita que não se pode mudar nada. É para isso que serve o parc fermé. Cumprimos todas as regulamentações, e a FIA está confortável com tudo.”

Apesar da saga em curso, o desempenho da Red Bull na pista parece inalterado. Max Verstappen garantiu a pole position para a corrida Sprint em Austin, sinalizando que a equipa continua focada e pronta para enfrentar os desafios do fim de semana.

Por agora, parece que a Red Bull saiu ilesa de mais uma tempestade regulatória—mas com rivais como a McLaren ainda a exigir respostas, esta controvérsia pode não desaparecer tão cedo.