Ryan Blaney diz que se sente bem após uma semana difícil de corridas, após um impacto do lado do condutor durante os treinos em Las Vegas devido a um furo de pneu e uma colisão entre múltiplos carros no dia seguinte. Blaney, que experienciou dores de cabeça persistentes devido a estes impactos, está agora a pressionar por mais melhorias de segurança no carro Next Gen da NASCAR, particularmente para mitigar a gravidade dos impactos laterais.
Durante a corrida de Las Vegas, o carro de Blaney foi atingido por Brad Keselowski na volta 89, quebrando a ligação do eixo e deixando Blaney “a balançar” no cockpit enquanto manobrava de volta para a estrada dos boxes. Falando em Homestead-Miami, Blaney partilhou que teve acidentes mais graves do que gostaria nos últimos dois anos. “Alguns impactos fortes. Tive mais impactos fortes do que gostaria,” admitiu, notando os esforços da sua equipa para maximizar a segurança, mas enfatizando a necessidade de melhorias no carro.
Blaney não tem sido estranho a colisões de alto impacto recentemente. Em 2023, sofreu uma colisão frontal com uma parede desprotegida no Nashville Superspeedway, o que levou a sintomas semelhantes a uma concussão. Depois, em agosto em Daytona, sofreu um brutal impacto de 70G após um toque na parte traseira direita que o enviou contra a parede. Blaney trabalha em estreita colaboração com o Dr. Michael Collins do Programa de Concussão em Medicina Desportiva do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, garantindo que a sua recuperação seja cuidadosamente monitorizada.
Após estes incidentes, Blaney tem sido vocal sobre a importância das atualizações de segurança no carro Next Gen da NASCAR. Ele acredita que, embora a NASCAR tenha feito progressos na proteção contra impactos frontais e traseiros, os impactos laterais precisam de atenção urgente. “Esse foi meio que o meu primeiro grande impacto com um impacto lateral,” explicou. “Trabalhámos na frente, atrás, e fizemos um trabalho bastante bom, mas a secção central ainda é demasiado rígida. O lado esquerdo do carro na semana passada parecia mal arranhado, no entanto, o impacto sentiu-se como se tivesse colidido contra uma parede de tijolos.”
Enquanto a NASCAR se prepara para a intertemporada, Blaney planeia pressionar por atualizações de segurança que permitam à secção central do carro absorver mais impacto. A sua mensagem é clara: melhorar a segurança em impactos laterais pode fazer toda a diferença na proteção dos pilotos em situações de alto risco.