Corey LaJoie entrou na temporada NASCAR de 2024 com o peso das expectativas nos ombros. A narrativa era clara: este deveria ser o seu ano para silenciar os críticos e provar o seu valor à Spire Motorsports. No entanto, as coisas não correram como planeado. A incapacidade de LaJoie em replicar a sua forma de 2023, combinada com uma série de erros e performances abaixo do esperado, levou a Spire Motorsports a tomar a difícil decisão de se separar do piloto veterano após a temporada.
Com a saída de LaJoie a aproximar-se, a Spire já está à procura de um substituto para preencher o cobiçado lugar nº 7 em 2025 e além. De acordo com o veterano jornalista da NASCAR Bob Pockrass, a Spire tem os olhos numa estrela em ascensão. Pockrass prevê que um piloto da Rick Ware Racing (RWR) está na linha para assumir o lugar de LaJoie. O piloto impressionou com performances consistentes e é visto como uma potencial chave para o sucesso futuro da Spire.
A Spire Motorsports tem crescido de forma constante, em parte graças às suas parcerias estratégicas com a Hendrick Motorsports e a Trackhouse Racing. Estas relações deram à Spire acesso a recursos e expertise técnica que contribuíram para o seu desenvolvimento como uma força competitiva na NASCAR. A adição de Rodney Childers, um respeitado chefe de equipa da Stewart-Haas Racing (SHR), é outro grande movimento para a equipa. Childers assumirá o cargo de chefe de equipa do carro nº 7 na próxima temporada, enquanto o atual chefe de equipa Ryan Sparks se concentrará no seu novo papel como diretor de competição.
Pockrass acredita que estas mudanças são cruciais para o crescimento e competitividade futura da Spire: “Com as parcerias com Hendrick e Trackhouse, e a entrada de Rodney Childers como chefe de equipa, a Spire está a posicionar-se para o sucesso a longo prazo. A adição de um novo piloto que consiga entregar resultados de forma consistente será fundamental.”
A temporada de 2024 de LaJoie tem sido marcada por erros, alguns dos quais tiveram consequências significativas. Um dos incidentes mais notáveis ocorreu em Watkins Glen, onde LaJoie esteve envolvido num acidente na primeira volta que eliminou os concorrentes ao campeonato Ryan Blaney e Denny Hamlin. O acidente, que começou quando LaJoie fez contacto com Kyle Busch, levou a NASCAR a estacionar Blaney e deixou a corrida de Hamlin em ruínas.
Hamlin não se conteve nos seus comentários após a corrida, colocando a culpa diretamente em LaJoie: “Foi Corey LaJoie quem causou o incidente. Ele fez Busch rodar, e isso desencadeou uma reação em cadeia que eliminou vários pilotos.” A frustração de pilotos de topo como Hamlin destaca a crescente impaciência dentro da comunidade NASCAR em relação aos erros em pista de LaJoie.
À medida que LaJoie se prepara para as suas últimas corridas com a Spire, todos os olhares estarão na forma como ele lida com o resto da temporada de 2024. Com o seu futuro incerto e a Spire já a olhar para a frente, será interessante ver se LaJoie consegue terminar em grande—ou se as suas dificuldades continuarão até ao amargo fim.