Depois de Daniel Ricciardo, Sergio Pérez pode também despedir-se da Fórmula 1 este ano – com um potencial anúncio do fim de carreira já no próximo mês durante o GP da Cidade do México.
O reputado jornalista Joe Saward escreve no seu site que o rumor começou a circular durante o GP de Singapura do fim de semana passado. Desta forma, o mexicano teria uma saída mais digna do que um potencial despedimento – o que interessaria à Red Bull até do ponto de vista do marketing e da imagem nas Américas.
Pérez chegou à F1 em 2011, pelo que é um dos mais veteranos do pelotão com 14 épocas acumuladas. Desde 2021 que está na Red Bull, onde atravessou o melhor período em termos de resultados: foi vice-campeão do mundo no ano passado e um fundamental apoio a Verstappen em especial na época de 2021.
Caso se confirme o abandono no fim de 2024, Pérez deixará um lugar difícil de preencher: mais do que nunca, a Red Bull precisa de um segundo piloto capaz, quando o pelotão está a ficar nivelado depois do intenso domínio em 2022 e 2023. Na cantera, o melhor preparado é Liam Lawson, que este ano vai completar a fase final da época na Visa Cash App RB.
E poderá impressionar, claro, mas não se imagina que seja ao ponto de merecer tão rapidamente a confiança de uma promoção à Red Bull. Isack Hadjar está na F2, e terá de sair no fim do ano caso seja campeão, mas é difícil de imaginar que chegue à F1 em 2025 – sobretudo com a Red Bull.
De todos os modos, a equipa poderia preparar a sucessão com algum tempo. Yuki Tsunoda está na F1 pela quarta época, sempre na atual VCARB, mas mesmo estando a fazer a sua melhor campanha não é visto como apto a subir à Red Bull ao lado de Max Verstappen.
Mas, segundo Joe Saward, a Red Bull está mesmo a sondar o mercado: o chefe de equipa Christian Horner esteve a falar recentemente com George Russell, cujo contrato com a Mercedes termina após 2025. Mas também Oscar Piastri impressiona os austríacos, cujo empresário é Mark Webber e tem fortes ligações aos rubrotaurinos. Porém, o jovem australiano renovou há um ano com a McLaren até ao fim de 2026. Com a equipa de Woking num bom momento, a começar a superiorizar-se à Red Bull e a investir forte no seu piloto, fazê-lo mudar de ares não será fácil.