Ott Tänak e Martin Järveoja assumiram a liderança do Rally Chile BioBío após a quinta etapa, relegando Elfyn Evans e Scott Martin para o segundo lugar numa dramática primeira jornada de competição. Tänak, a competir pela M-Sport Ford, terminou o dia inaugural apenas 0.4 segundos à frente de Evans, que inicialmente liderou a 11ª ronda do Campeonato Mundial de Rally da FIA até ser ultrapassado após o serviço de meio-dia.

Evans estabeleceu um ritmo impressionante ao longo das primeiras etapas, vencendo a SS2 com uma vantagem de 6.6 segundos sobre o seu colega de equipa da Toyota, Sébastien Ogier. No entanto, as condições escorregadias rapidamente apanharem Ogier, que tocou num banco na SS3, perfurando um pneu e forçando uma troca dispendiosa que fez o campeão de oito títulos cair da liderança para o 15º lugar na classificação geral.

As desafiantes estradas chilenas também afetaram o M-Sport Puma Rally1 de Martins Sesks e Renars Francis, que desistiram após sofrerem duas perfurações na mesma etapa e não conseguirem continuar devido à falta de pneus suplentes. Esapekka Lappi e Janne Ferm também sofreram uma perfuração na SS3, embora tenham conseguido evitar qualquer contacto significativo com a paisagem circundante.

Sami Pajari e Enni Mälkönen impressionaram no GR Yaris Rally1, que não pontua, mantendo o terceiro lugar ao meio-dia antes de serem ultrapassados por Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen. Rovanperä terminou o dia em terceiro, 2.2 segundos à frente de Pajari e 1.4 segundos à frente de Gregoire Munster e Louis Louka no seu M-Sport Ford Puma—um desempenho notável do jovem luxemburguês.

Adrien Fourmaux e Alex Coria enfrentaram um dia desafiador no seu Ford Puma, perdendo tempo devido a uma penalização de um minuto após chegarem atrasados à quinta etapa, após reparações. Apesar do contratempo, Fourmaux recuperou com uma forte etapa final, terminando a apenas 0,2 segundos do melhor tempo de Ogier.

O líder do campeonato, Thierry Neuville, acompanhado por Martin Wydaeghe, trouxe o seu Hyundai i20 N para casa em sexto lugar, depois de passar o dia a abrir a estrada, como tem feito consistentemente desde que assumiu a liderança do campeonato mais cedo na temporada. Lappi terminou em sétimo, logo à frente de Fourmaux, enquanto Ogier conseguiu recuperar para o nono lugar, correndo sem potência híbrida na etapa final do dia.

Na categoria WRC2, Nikolay Gryazin lidera após quase capotar o seu Citroen C3 na etapa final. Perto dele, Oliver Solberg está a 10,2 segundos de distância no seu Skoda Fabia RS, com Yohan Rossel a apenas 1,2 segundos mais atrás em terceiro, preparando uma emocionante batalha para o fim de semana que se aproxima.