Thierry Neuville está à beira do seu primeiro título no Campeonato Mundial de Ralis (WRC), e a penúltima ronda da temporada, o Rali da Europa Central (CER), pode ser onde tudo se desenrola. Como atual líder do campeonato, Neuville tem uma vantagem de 29 pontos sobre o seu rival mais próximo, o colega de equipa da Hyundai, Ott Tänak, com apenas 30 pontos disponíveis na ronda final no Japão. Este fim de semana pode ser decisivo se Neuville conseguir construir uma vantagem insuperável.

As ambições de título de Neuville estão ameaçadas por Tänak, assim como por Sébastien Ogier e Elfyn Evans da Toyota, que ainda estão matematicamente na corrida, estando a 41 e 46 pontos, respetivamente. Para garantir o título no CER, Neuville precisa de superar Tänak por pelo menos dois pontos e de não somar menos de 10 pontos do que Ogier e 15 pontos a menos do que Evans ao longo do fim de semana.

Cenários-Chave para Neuville Ganhar o Título no CER:

  1. Cenário ideal: Neuville lidera após sábado e coleta pelo menos 11 dos 12 pontos das etapas do Super Sunday de domingo e da powerstage. Isso garantiria o título, independentemente da performance de Tänak.
  2. Se Tänak for segundo: Tänak precisa de superar Neuville por pelo menos dois pontos no domingo para manter o campeonato vivo.
  3. Título pode ser decidido no sábado à noite: Se Tänak terminar em sétimo ou pior no sábado, Neuville poderá efetivamente resolver o campeonato mais cedo, embora ainda precise completar as etapas de domingo para garantir oficialmente o título.
  4. Problemas para Tänak: Se Tänak tiver problemas no sábado, mas maximizar pontos no domingo, Neuville precisa de um total de 14 pontos ao longo do fim de semana para selar o campeonato. Se Ogier conseguir um máximo de 30 pontos, Neuville precisaria de pelo menos 20 pontos para se manter fora de alcance.

Com inúmeras permutações, as esperanças de Neuville no campeonato dependem tanto do seu desempenho como dos resultados dos seus rivais. Se conseguir a vitória em CER, seria um momento monumental na sua carreira e na campanha da Hyundai no WRC.